sábado, 26 de outubro de 2013

A NOITE DA ENCRUZILHADA – Georges Simenon



Esse livro foi escrito em 1931, no mesmo ano em que Simenon escreveu seu primeiro romance policial. É por isso uma leitura valiosa para se conhecer o autor em seus primeiros passos, ainda assimilando e processando suas influências e construindo seu estilo próprio.

Aqui vemos como Simenon bebeu do Roman Noir para criar o seu célebre Maigret. Ainda no posto de inspetor-geral, vemos Maigret correndo atrás de criminosos, distribuindo socos que mais parecem coices de mula e interagindo com mulheres fatais de seios à mostra... e ao mesmo tempo vemos também a influência do romance policial clássico, com pistas e despites sendo apresentados ao leitor e até mesmo a tradicional cena da revelação, em que o detetive expõe para os suspeitos as suas conclusões. Uma total surpresa para quem está acostumado a ver o Maigret bonachão e quase mudo, simplesmente passeando pelo cenário até que o crime seja elucidado!

Ainda assim, já vemos aqui uma mostra do diferencial alcançado por Simenon, que brilha sobretudo na construção dos personagens, muito vívidos e intensos.

Viva Maigret! Viva Simenon!


  
***///***
Conheça O SINCRONICÍDIO:

http://www.caligoeditora.com.br/osincronicidio/
 
 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...