quarta-feira, 9 de outubro de 2013

RESENHA - "OS ADORÁVEIS" - SARRA MANNING


LIVRO  : "OS ADORÁVEIS"

TÍTULO ORIGINAL: "ADORKABLE "

AUTORA: SARRA MANNING

TRADUÇÃO: RONALDO LINS DA SILVA

EDITORA  : NOVO CONCEITO

PÁGINAS –384

IMPRESSÃO - 2013

1ª  EDIÇÃO

CATEGORIA: FICÇÃO/LITERATURA INGLESA

ASSUNTO: ROMANCE YA

ISBN: - 978-85-8163-195-0
 Os Adoráveis

CITAÇÃO: "Além de ser um blog, uma marca de estilo de vida e uma agência de definição de tendências, Adorkable é também um estado de ser. Em nosso íntimo somos dorks, geeks, desajustados, perdedores, esquisitos, os oprimidos, mas, juntos, somos fortes. Ah, sim!" (pág. 36)

ANÁLISE TÉCNICA: 

-CAPA = 

Um jovem com vestido vermelho, meias brancas, sapatos vermelhos, ruiva de cabelos compridos, típica adolescente; um rapaz com sacola nas costas e uma bicicleta com cestinha, tudo em cima de um contorno de gramado e de uma cidade ao fundo.

O título em letras marrons e vermelhas e no lugar da letra O um coração.

A capa é bem interessante e representa os dois protagonistas principais do livro, tudo haver... embora ache a garota poderia ter sido bem mais estilizada.

Não encontrei referências de quem criou a capa.

(nota:  4,50 de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO:  

Produção editorial Equipe Novo Conceito. Impressão e acabamento RR Donnelley 210813.

As páginas são amareladas com letras prestas, o que proporciona um ótima leitura.

O livro é dividido em: manifesto, 38 capítulos numerados em negrito, 1 capítulo com título, agradecimentos e no final, fala sobre a autora.

Diagramação simples, porém eficaz para leitura.

Formato/Acabamento: 16x23x2,4

Peso: 0.54 kg

(nota: 4,50  de 5,00)

- ESCRITA: 

O livro basicamente é escrito em 1ª pessoa, intercalando capítulos narrados pela protagonista Jeane e pelo protagonista Michael, o que imprime uma visão bem pessoal de cada um sobre os acontecimentos. Acho essa forma de escrita, nesse tipo de livro, bem interessante.

A autora usa linguagem moderna de acordo com a idade dos protagonista (adolescentes) e traz novos vocábulos usados por essa faixa etária; também torna o livro hilário.

Muito boa!

 (nota: 4,80 de 5,00)

CITAÇÃO:

 "- Não são os amigos todos especiais?

- Bem, sim, mas alguns deles são mais especiais  que outros - observou Jane. - Por isso, o quão especial é você?

- Ah, Molly, somos  todos flocos de neve raros e únicos em nosso próprio caminho - eu disse rapidamente. - Pare de tentar nos embaraçar." (pág. 174)

RESUMO SINÓPTICO:  

Jeane Smith era blogueira, criou a marca Adorkable como um estilo vida (seu próprio estilo), é pequena, cerca 1,50m, feminista, sarcástica, maldosa e gostava de uma boa discussão. Tem 17 anos e escreve matérias para o The Guardian, é convidada para ser palestrante em diversos países e tem proposta para um programa de TV, escrever 2 livros e mais outras tantas atividades que a colocam em evidência. Tem público fiel no twitter e no blog. Após a separação dos pais, a mãe foi para o Peru e o pai mora na Califórnia com outra companheira, assim ela foi morar com a irmã Bethan, porém a irmã foi concluir seus estudos em outro país e agora  mora sozinha, o que não é nenhum problema já que tem tantas atividades, inclusive terminar a escola e fazer Qualificação. Menospreza os colegas de escola, os considera  da geração Y, bitolados e sem criatividade. Namora Barney, um 'intelectual' no campo da informática e que a acompanha por todos os lugares, é medroso e o namoro é mais amizade do que atração.

Michael Lee é a estrela da escola, do palco e do campo de futebol. Os meninos queriam ser como ele e as meninas o queriam. O pai é chinês, o que dá um ar exótico a beleza dele, é lindo! O adolescente que todo pai deseja: certinho, estuda, é popular, bonito, prestativo e... dominado pela mãe cheia de regras. Namora com Scarlett, um riquinha mimada e sem nada na cabeça. 

Michael é tudo o que Jeane abomina até descobrirem que Barney e Scarlett estão tendo um 'affair'... Acabam seus namoros e começam a passar um tempo juntos as escondidas e descobrem que tem mais em comum do que imaginavam, além da química física...

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 

Gosto de livros YA porque geralmente descontraem e não precisam de fixação na leitura já que é leve. E Adoráveis foi uma grata leitura. Mostra a diversidade da adolescência e a necessidade de pertencer a um grupo, mesmo que seja um grupo diferenciado do 'comum'.

A autora abordou de forma clara as mudanças na adolescência, os conflitos familiares, a diversidade de pensamento e ainda assim, mostrou como o diferente pode ter 'um lugar no mundo' sem se desviar do caminho do bem.

Confesso que me identifiquei com a protagonista, porque sempre fui irreverente e rebelde, claro que não sou arrogante como ela, porém sabia bem todos os sentimentos que passavam por sua cabeça e seu coração, porque vivi coisa semelhante e acredito que a leitura foi ainda mais interessante por isso. Acho legal quando podemos nos identificar com as personagens de um livro. 

A autora imprimiu personalidades fortes e distintas que demonstram o quanto a criação é importante em nossas vidas, tudo o que vivemos em nosso passado é o que formará o que somos no futuro e ainda mostra o quanto conviver com pessoas reais e amorosas é importante.

Se você procura um livro leve, engraçado, ligado a um estilo de vida e também as redes sociais, não deixe de ler Os Adoráveis porque é hilário e maravilhoso! Deu boas risadas!!

NOTA : 4,80  de 5,00

  smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro


CITAÇÃO: "Eu saí. Não foi exatamente uma dificuldade. Foi emocionante. Eu tinha toda Nova York para mim, e era exatamente como ela parecia nos filmes: o vapor que subia dos bueiros, as ruas que se estendiam em direção ao horizonte, e nesse dia frio e crepitante, o sol se refletindo nos arranha-céus, os táxis amarelados buzinando, e todos  por quem eu passava tinham sotaque americano. Quando fui à Starbucks para comprar um cappuccino e um muffin, o barista realmente me perguntou "Como você quer?"." (pág. 258)

BOOKTRAILLER:



SOBRE O AUTORA:



Sarra Manning é escritora e jornalista. Foi editora do caderno de moda da Ellegirl, na Inglaterra. É articulista em revistas e jornais, como ELLE, Grazia, Red, InStyle, ¬ e Guardian, Sunday Times Style e Harper`s Bazaar. É autora best-seller com romances para jovens, mas escreve para adultos também. Sarra Manning vive no norte de Londres com seu Bull Terrier.
CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO.
 EDITORA NOVO CONCEITO
 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...