domingo, 11 de novembro de 2018

IRMÃ MORTE – Justo Navarro



Um magistral exercício de “the subtle art of understatement”. Que intenso e maravilhoso efeito dramático é obtido quando se conta de forma seca, despida de emoção, acontecimentos de grande impacto emocional! Esse é o aprendizado como escritor que mais desejo aprofundar atualmente.

Pois a tentação natural é carregar nas tintas, encher de adjetivos e advérbios, exagerar na descrição dos sentimentos, na tentativa de emocionar pelo excesso. Não é que desse jeito não funcione. Sempre há quem goste. Contudo a arte e o engenho da escrita consiste justamente em dizer mais com menos. Daí essa perfeita definição da literatura, que li em um livro do Ed McBain há anos e que até hoje não consegui traduzir adequadamente para o português: “the subtle art of understatement”.

“Irmã Morte” narra na primeira pessoa as desventuras de um menino ao perder o pai para o câncer, após prolongada agonia. Sua irmã se entrega à prostituição, enquanto ele mesmo mergulha em um mundo de fantasias mórbidas e cada vez mais destrutivas.

Só por essa sinopse se sente a pesada carga emocional da história. Em mãos menos hábeis, provavelmente a narrativa descambaria para um grotesco dramalhão. A prosa seca e concisa de Justo Navarro, entretanto, mantém a trama em irresistível suspense. Uma autêntica tragédia moderna, certamente inspirada por Melpômene. Bravo!





\\\***///




Agora disponível gratuitamente no Wattpad, LABIRINTO CIRCULAR / ISSO TUDO É MUITO RARO é um livro duplo de contos estruturados como seis pares de “opostos espelhados”. São ao todo doze histórias que têm como fio condutor a polarização entre o Olhar e a Consciência (representados nas capas do livro como as pupilas sobrepostas e o cérebro, respectivamente) e que abordam, cada uma a seu modo, alguns dos antagonismos essenciais: Amor e Morte, Cotidiano e Fantástico, Concreto e Absurdo. Um exercício literário para mentes inquietas e questionadoras.

LABIRINTO CIRCULAR

ISSO TUDO É MUITO RARO


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...