domingo, 22 de novembro de 2020

COM SANGUE – Stephen King

 


Lançado em abril de 2020, “Com Sangue” é o livro mais recente de Stephen King. Foi muito divertido (e também instrutivo) para mim reencontrar esse autor que foi o meu favorito durante a segunda metade de minha adolescência, depois de ter tomado de assalto o trono que até então era dividido irmãmente por Agatha Christie e José de Alencar.

Os quatro contos de “Com Sangue” mostram um Stephen King que bem sabe que não precisa provar mais nada para ninguém, mas que, ao mesmo tempo, apresenta um saudável e louvável interesse em se reciclar e experimentar novidades. A maior evidência desse desejo de renovação aparece em “A Vida de Chuck”, uma narrativa em ordem inversa que apresenta de forma bem interessante a ideia de que cada pessoa contém um universo inteiro dentro de si.

Outras tentativas de atualização, mais superficiais, aparecem nas constantes referências a redes sociais como Facebook, Instagram e Netflix. O que não deixa de ser interessante para leitores de longa data que, como eu, acompanharam a grande transposição realizada por King ao longo de suas obras, transferindo o imaginário das histórias de terror dos empoeirados castelos em ruínas da Transilvânia para as rodovias e centros urbanos do Maine contemporâneo.

Mas o que mais me surpreendeu, em termos de referências atuais, foram as críticas e ironias direcionadas ao felizmente em breve ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Isso me fez pensar novamente sobre como estamos vivendo um momento excepcional na história do mundo, onde todos são convocados a se posicionar. Por sincronicidade, nesse mesmo dia em que termino a leitura de “Com Sangue”, reli essas palavras de Mia Couto:

“O avanço desses comedores de nações obriga-nos a  nós, escritores, a um crescente empenho moral. Contra a indecência dos que enriquecem à custa de tudo e de todos, contra os que têm as mãos manchadas de sangue, contra a mentira, o crime e o medo, contra tudo isso se deve erguer a palavra dos escritores.”

Stephen King falando de Trump poderia ser qualquer escritor brasileiro que se preze falando de Bolsonaro. Não é um assunto que possa ser ignorado. Não é um assunto sobre o qual se possa ser neutro. Ou você é contra, e radicalmente contra, indignadamente contra, ou você é a favor. Se você é isento, se você não se manifesta contra, é porque você é conivente e cúmplice. A demagogia de extrema direita representada por Trump e Bolsonaro, tal como o nazismo, não admite neutralidades. E palmas para Stephen King, por ter demonstrado cabalmente que mesmo em histórias totalmente fictícias de terror e fantasia, o escritor não pode e nem deve se furtar ao dever de combater os monstruosos e mesquinhos terrores da vida real cotidiana.


\\\***///



FAVELA GÓTICA liberado na íntegra no site da Verlidelas Editora:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Durante esse período de pandemia, em meio a tantas incertezas, temos uma única garantia: a de que nada será como antes. Estamos todos tendo a oportunidade preciosa de participar ativamente na reconstrução de um mundo novo, mais luminoso e solidário.

 

O livro Favela Gótica fala justamente sobre “a monstruosidade essencial do cotidiano”, em uma história cheia de suspense, fantasia e aventura. Ao nos tornamos mais conscientes das sombras que existem em nossa sociedade, seremos mais capazes, assim como a protagonista Liana, de trilhar um caminho coletivo das Trevas para a Luz.

 

A versão física de Favela Gótica está à venda no site da Verlidelas, mas – na tentativa de proporcionar entretenimento a todos durante a quarentena – o autor e a editora estão disponibilizando gratuitamente, inclusive para download, o PDF de todo o livro.

 

Fique à vontade para repassar o arquivo para amigos e parentes.

 

Leia ou baixe todo o livro no link abaixo:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Link do livro no SKOOB:

https://www.skoob.com.br/livro/840734ED845858

 

Book trailer

https://youtu.be/FjoydccxJGA


 

Entrevista sobre o livro na FM Cultura

https://youtu.be/IuZBWIBYeHE

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...