terça-feira, 27 de julho de 2021

EL HOMBRE DEL BAR – Jordi Surís Jordà y Rosa María Rialp

 


Fui atraído para a leitura desse livro pela frase que é citada na página de abertura:

“Tengo que hablarte de unas perlas ensangrentadas.” (Alaska y Dinarama)

[“Tenho que te falar de umas pérolas ensanguentadas”]

E só agora, ao pesquisar sobre a frase, foi que descobri que se trata de trecho da música de uma banda espanhola de new wave dos anos 1980:

https://youtu.be/aPXhlRbs3FY


 

Quanto ao livro, não sei bem o que eu esperava, mas fui completamente surpreendido ao encontrar uma versão em espanhol de um dos suspenses juvenis da querida Coleção Vaga-lume! Ou talvez fosse mais preciso dizer “Colección Luciérnaga”! Pois o grande barato dessa leitura foi justamente encontrar reverberações tão familiares (como as aventuras da Coleção Vaga-Lume que devorei em minha infância), em meio ao estranhamento de uma língua estrangeira. Exatamente como ouvir a música de Alaska y Dinarama, tão parecida com o som das bandas brazucas da década de oitenta!

A protagonista Laura está tomando um café em um bar em Barcelona quando é abordada por um homem que senta à sua mesa e lhe diz uma série de palavras misteriosas, logo em seguida saindo a toda pressa... e esquecendo sua carteira sobre a mesa. Esse é o início de uma trama de mistério que se estenderá pelas ruas de Barcelona, com direito a mensagens cifradas, mulheres misteriosas e até alguns cadáveres.

O livro faz parte da coleção Leer em Español, voltada para pessoas que querem aprender o idioma de Cervantes de forma lúdica. Um CD acompanha o livro. Aliás, aproveito para compartilhar minha experiência pessoal a respeito: considero essa uma maneira excelente de estudar outros idiomas: ler histórias de ficção. A ideia é tentar captar o todo, o contexto, sem se prender em palavras específicas. À medida que vamos lendo mais e mais livros, nosso vocabulário vai aumentando naturalmente, sem que precisemos passar pelo calvário de ficar pescando palavra por palavra no dicionário. Muito do inglês que aprendi foi seguindo esse método (e ouvindo música), e também experimentei ler em espanhol, francês e italiano, sem jamais ter feito uma aula desses idiomas. O método funciona! Meu próximo desafio é tentar ler algo em alemão. Avante!

 

\\\***///


 

FAVELA GÓTICA liberado na íntegra no site da Verlidelas Editora:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Durante esse período de pandemia, em meio a tantas incertezas, temos uma única garantia: a de que nada será como antes. Estamos todos tendo a oportunidade preciosa de participar ativamente na reconstrução de um mundo novo, mais luminoso e solidário.

 

O livro Favela Gótica fala justamente sobre “a monstruosidade essencial do cotidiano”, em uma história cheia de suspense, fantasia e aventura. Ao nos tornamos mais conscientes das sombras que existem em nossa sociedade, seremos mais capazes, assim como a protagonista Liana, de trilhar um caminho coletivo das Trevas para a Luz.

 

A versão física de Favela Gótica está à venda no site da Verlidelas, mas – na tentativa de proporcionar entretenimento a todos durante a quarentena – o autor e a editora estão disponibilizando gratuitamente, inclusive para download, o PDF de todo o livro.

 

Fique à vontade para repassar o arquivo para amigos e parentes.

 

Leia ou baixe todo o livro no link abaixo:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Link do livro no SKOOB:

https://www.skoob.com.br/livro/840734ED845858

 

Book trailer

https://youtu.be/FjoydccxJGA


 

Entrevista sobre o livro na FM Cultura

https://youtu.be/IuZBWIBYeHE


  

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...