domingo, 18 de julho de 2021

RECURSÃO – Blake Crouch

 


Esse livro me chamou a atenção, a princípio, pelo título diferente, que vi sendo mencionado repetidas vezes como “leitura desejada” no SKOOB. Não tenho por hábito ler “livros da moda” (geralmente fujo deles), mas esse por alguma razão despertou a minha curiosidade. Ainda bem! Pois o best-seller de Blake Crouch é um excelente thriller de ficção científica, que arrebata o leitor logo de início.

“Recursão” ou “recursividade” é um fenômeno que ocorre em várias áreas do conhecimento (tais como a linguagem, a matemática e a computação), envolvendo um processo de repetições contínuas (https://pt.wikipedia.org/wiki/Recursividade). Achei o tema tão fascinante que utilizei como inspiração para a letra de uma canção roqueira do meu querido irmão músico Julio Caldas.  A imagem mais emblemática da recursividade é a de dois espelhos colocados um de frente para o outro, repetindo reflexos:

“As paredes internas do elevador são revestidas de espelhos antigos, já sem brilho, e ali dentro, ao olharem para seu reflexo, eles têm o efeito de uma ilusão recursiva: uma miríade de Barrys e Helenas em elevadores estendendo-se até o infinito.”

Ao narrar a revolucionária (e catastrófica) invenção de uma máquina capaz de nos levar de volta a memórias do passado, a trama de “Recursão” gira em torno de dois eixos fundamentais: a relatividade do tempo e a natureza ilusória da realidade. Um dos grandes méritos do livro é conseguir abordar temas tão complexos de forma simples e direta, sem jamais perder o pique de suspense da história:

“— Você acredita mesmo que o tempo é uma ilusão?

— Seria mais exato dizer que nossa percepção do tempo é tão falha que não passa de uma ilusão. Todos os momentos são reais em igual medida e todos estão acontecendo agora, mas nossa consciência, devido à sua natureza, só nos dá acesso a um de cada vez. Pense na vida como um livro. Cada página é um momento distinto, mas só conseguimos apreender um momento, uma página de cada vez.”

“Uma verdade parece estar emergindo da cacofonia de teorias e filosofias: ninguém tem a menor ideia do que constitui a realidade.”

A narrativa no tempo presente é extremamente visual, dando muitas vezes a impressão de que estamos lendo quase um roteiro cinematográfico. Creio que o livro já foi escrito pensando em uma adaptação para o cinema e, de fato, já foi confirmado que será transformado pela premiada Shonda Rhimes (Grey’s Anatomy, Scandal, Bridgerton) em um filme e uma série. Não é difícil imaginar “Recursão” virando um thriller eletrizante na linha de “A Origem”, “Agentes do Destino” ou “Matrix”.

O que mais me fez gostar dessa leitura, contudo, vai além da história em si. É emocionante e inspirador perceber como alguns importantíssimos conceitos científicos, tais como a teoria da relatividade e a física quântica, finalmente estão chegando à cultura de massa. Lembro de quando tive meu primeiro contato com a mecânica quântica, através da leitura de “O Tao da Física”, de ter sentido uma profunda revolta por ter aprendido na escola uma ciência ultrapassada em quase um século. Ao travar contato com a teoria da relatividade, a indignação cedeu lugar ao maravilhamento, quando tive uma verdadeira epifania ao perceber que, se o tempo é relativo, todos os tempos existem ao mesmo tempo, e imaginei como nosso mundo seria transformado profundamente quando nossas arraigadas e obsoletas concepções da realidade fossem finalmente atualizadas. O sucesso de “Recursão” é um dos indícios de que essa transformação já está acontecendo.

Uma surpresa à parte foi ver o jornalista Glenn Greenwald ser citado nas páginas do livro, como o descobridor da trama de acobertamento da “Máquina da Memória”!

Encerro com mais alguns instigantes trechos do livro:

“Durante o colégio, e também na faculdade, foi encorajada vezes sem-fim a encontrar sua paixão; a razão para se levantar da cama, para continuar respirando. Em sua experiência, poucos são os que encontram essa raison d’être.”

“Ao chegar em casa, em San José, ela enfia numa mala um punhado de roupas, um porta-retratos com uma foto dos pais e seis livros que são tudo para ela: De Humani Corporis Fabrica, de Andreas Vesalius; Física, de Aristóteles; Principia Mathematica, de Isaac Newton; A origem das espécies, de Charles Darwin; e dois romances: O estrangeiro, de Albert Camus, e Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez.”

“É uma das melhores coisas de Nova York: ninguém se importa com seu estado emocional desde que não haja sangue envolvido.”

E com essa citação ao espetacular “Matadouro-Cinco” de Kurt Vonnegut, que sintetiza muito bem essa mudança de paradigma que estamos vivendo:

“Quando uma pessoa morre, ela apenas parece estar morta. Mas continua bem viva no passado (…) Todos os momentos — passado, presente e futuro — sempre existiram, sempre vão existir (…) É apenas ilusória a impressão que temos aqui na Terra de que um momento se segue a outro, como se fossem contas em um cordão, e, uma vez acabado o momento, está para sempre acabado.”

 

\\\***///

 


FAVELA GÓTICA liberado na íntegra no site da Verlidelas Editora:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Durante esse período de pandemia, em meio a tantas incertezas, temos uma única garantia: a de que nada será como antes. Estamos todos tendo a oportunidade preciosa de participar ativamente na reconstrução de um mundo novo, mais luminoso e solidário.

 

O livro Favela Gótica fala justamente sobre “a monstruosidade essencial do cotidiano”, em uma história cheia de suspense, fantasia e aventura. Ao nos tornamos mais conscientes das sombras que existem em nossa sociedade, seremos mais capazes, assim como a protagonista Liana, de trilhar um caminho coletivo das Trevas para a Luz.

 

A versão física de Favela Gótica está à venda no site da Verlidelas, mas – na tentativa de proporcionar entretenimento a todos durante a quarentena – o autor e a editora estão disponibilizando gratuitamente, inclusive para download, o PDF de todo o livro.

 

Fique à vontade para repassar o arquivo para amigos e parentes.

 

Leia ou baixe todo o livro no link abaixo:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Link do livro no SKOOB:

https://www.skoob.com.br/livro/840734ED845858

 

Book trailer

https://youtu.be/FjoydccxJGA


 

Entrevista sobre o livro na FM Cultura

https://youtu.be/IuZBWIBYeHE


 




 

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...