Páginas

domingo, 4 de agosto de 2013

RESENHA: OUTONO (VALÉRIA SCHMITT

Olá pessoal, voltando a postar algo aqui no blog, eis que trago a resenha de um livro recém-lido da escritora parceira do meu blog meuValéria Schmitt.
Mais uma vez gostaria de agradecer pela confiança que a Valéria teve ao confiar a mim a tarefa de ler e resenhar o seu livro. Espero que gostem da resenha, procurem ler o livro e, claro, acessem o meu blog e fiquem por dentro das últimas novidades. Beijocas!
<<Conforme à Letra>>
Não deixem de acessar também o blog da autora. Clique <<AQUI>> e seja direcionado ao web site de Outono.


Um caldeirão de misturas

Experimente pegar a Saga de Crepúsculo, mesclar a Saga do Harry Potter e complementar com uma pitada de Sabrina: aprendiz de feiticeira e eis que se descortinará diante do leitor “Outono”, recente livro de Valéria Schmitt que conta a história da adolescente Carolina Jardim que levava uma vida tranquila até, após sua festa de aniversário de dezesseis anos, descobrir ser uma bruxa predestinada a se tornar poderosa e, por conseguinte, se ver incumbida da missão de derrotar um terrível bruxo capaz de qualquer coisa para detê-la.
A premissa de Outono, embora não inovadora, seguia interessante até, logo nas primeiras páginas, a história se mostrar rasa em vários aspectos, em especial, com a falta de desenvolvimentos de seus personagens e da trama em si.
Carolina, a protagonista, faz o estilo de muitas outras protagonistas adolescentes: insegura, imatura, chorona e que não tem confiança suficiente em si, embora seja preocupada com as pessoas que ame e esteja disposta a se sacrificar para ver todos bem. Já o seu par, o garoto que humanamente não existe, segue a mesma linha dos mocinhos de histórias adolescentes: belíssimo, forte, misterioso, preocupado, protetor ao extremo e, muito difícil de acreditar, com um senso de castidade além das possibilidades para uma idade em que os hormônios estão no auge. Quanto o algoz da história, Hipollitus, nenhuma novidade também já que o mesmo é mau e quer, caprichosamente, a exclusividade do poder.
Como se não bastasse o fato da protagonista se descobrir uma bruxa poderosa que tem como tarefa destruir o bruxo mau e, como em todo história do gênero, descobrir um modo de ficar ao lado do grande amor de sua curta existência sem que o mesmo a destrua por conta de sua condição excêntrica, há um breve triângulo amoroso que a coloca, muito temporariamente, em dúvida com quem ficar, embora o leitor já saiba como toda história se desenrolará sem problema algum.
O grande problema em Outono é a obviedade das situações e sua ligação com moldes de histórias já consagradas_ o que não significa que sejam boas_ sem que se tenha aí um aproveitamento do que já se tornou bastante clichê, sem contar que o não desenvolvimento da história em termos de descrições mais ricas e menos batidas e de diálogos mais significativos e menos de lugares-comuns somados a alguns erros relacionados à revisão textual empobreça a história tirando parte do que deveria ser, ao menos, uma experiência de leitura interessante.
De qualquer modo, como todo livro, cabe a cada um ler e tirar as próprias conclusões sobre a trama escrita por Valéria Schmitt, levando em consideração que embora Outono não seja seu primeiro livro, a autora vem buscando aperfeiçoar sua escrita e aprimorar seu senso de desenvolvimento literário, assim, resta a nós, enquanto leitores, darmos créditos ao esforço dos escritores, em especial aos nacionais que, infelizmente, podem ser podados pelo atual mercado editorial que, de certo modo, impõem padrões literários que nem sempre se enquadram nos moldes da nossa cultura, mas que nem por isso devem ser deixados de lado.

10 comentários:

  1. Muito bacana a sua resenha e parabéns pela parceria!
    Confesso que sou apaixonada por livros que envolvem magia, sou fã das duas sagas que citaste inicialmente.


    Tecido Doce
    Sorteios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wendyel, obrigada pelo elogio. Que bom que gostou da resenha. Bom, o livro em si parece ser perfeito para você que gosta do gênero. Assim recomendo que você o leia.
      Beijocas :)

      Excluir
  2. Oi (: Não conhecia o livro ainda, mas gostei muito da capa! Admiro sua coragem, você foi muito sincera, mesmo ela sendo uma autora parceira (: Muitas pessoas chegam a ser cruéis, mas suas criticas foram muito construtivas e eu adorei o jeito que você explicou a estória mostrando sua opinião!

    Essa é minha primeira vez no blog, adorei e Já tó seguindo ;)
    Se quiser passar no meu, seguir e comentar tbm eu vou amar!

    Fallen In Me
    - Mica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi The, realmente fico feliz por você ter gostado da resenha. O livro é recente e está, digamos, na fase de divulgação. Quanto a resenha que fiz, pois bem, é preciso ser sincera, mas sem a necessidade de se ofender o escritor ou desmerecer seu trabalho, afinal, se não existisse pessoas dispostas a escrever histórias estaríamos perdidos.
      Obrigada por seguir o blog e pode deixar que já vou retribuir a gentileza.
      Beijocas e sucesso :)

      Excluir
  3. Obrigada Lucy. Existem vários tipos de livros e várias maneiras de alguém se expressar e se fazer entender. Existem escritores conceituados, cujos trabalhos eu já li e não gostei nem um pouco, enquanto outras pessoas amaram. O público alvo de Outono é o público adolescente, que gosta de histórias assim. Recebi inúmeros e-mails de jovens de ambos os sexos que disseram amar a história e me sinto feliz com isso. O objetivo é esse! Resenhas de todo tipo ajudam na divulgação de um livro. Talvez algum dia eu escreva uma história mais pesada, com ingredientes mais adultos e que não seja tão previsível, mas, a série Outono, com Inverno, Primavera e Verão, será exatamente desse jeito. Vai acontecer o que o leitor quer que aconteça. Em "Muito Além do Passado! a história é bem outra. O leitor não adivinha a história, ela tem "vontade própria" e quem leu também gostou muito. Claro que não espero escrever um clássico shakespeareano e nem tenho a pretensão de escrever nada muito profundo, porque gosto de livros mais leves, que não me dão "peso" ao terminar a leitura, que me façam sonhar. Creio que sempre vou escrever assim. Enfim, o que seria do amarelo se todos gostassem do vermelho? Se nem Jesus agradou a todos! Aprendi duas coisas: 100% de resenhas positivas dá impressão de falsidade, há que se ter um contraponto! A outra é: Existe um ditado que diz: "O que não é visto não é lembrado", então eu digo, é assim que a gente vai crescendo, com as pessoas falando, comentando, divergindo em suas opiniões, não acha? Obrigada de novo! :-)

    ResponderExcluir
  4. linda resenha!!!
    e parabéns à autora pelo livro!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu... Prazer vê-la novamente postando por aqui. Bela resenha, viu? E pela mistura dos "ingredientes" que citou aí a história pareceu-me muito promissora.

    Valeu, menina!

    Sucesso, Valéria!

    bj a todos, da angel ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Angel! Espero que tenha o oportunidade de ler e que goste! :-)

      Excluir
    2. Oi Angel, feliz por você ter gostado da resenha.
      Sucesso para você também :)

      Excluir