Páginas

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

SABE O QUE É EDUCAÇÃO INCLUSIVA? NUNCA VI, NEM APRENDI, MAS SÓ OUÇO FALAR!


 

Resenha do livro “SÍNDROME DE DOWN COMO VOCÊ NUNCA VIU!”, de Guga Dorea

Esse livro me foi emprestado pela querida e luminosa poeta Cristina Sobral. Ela faz parte, junto comigo e outros amados, do MoviMente InclusivArte, que propõe uma maneira nova de vivenciar a Arte em suas diversas manifestações, tendo como ponto de partida e elemento catalisador da expansão de consciência a perspectiva e a experiência das Pessoas com Deficiência (PCD). Gratidão pela oportunidade dessa leitura, Cris!


 

Manifesto MoveMente InclusivArte:

https://www.instagram.com/p/CptBAmIPck-/

 

O livro de Guga Dorea é direto e simples, fácil de ler. Escrito originalmente como um e-book, traz muitas ilustrações e fotos coloridas em capítulos curtos, com o texto estruturado quase em forma de tópicos. Embora o foco do livro seja a pessoa com trissomia do cromossomo 21 (síndrome de Down), os temas da inclusão e da acessibilidade são relevantes e pertinentes não só para todas as pessoas com deficiência de modo geral, como para a sociedade como um todo.


A leitura me proporcionou boas reflexões. A questão da educação inclusiva é bem enfatizada pelo autor, que faz algumas provocações interessantes:

“Por que esse sistema de ensino foi criado? (...) o objetivo foi o de produzir pessoas em série.”

“A própria palavra ‘aluno’, que significa ‘sem luz’, sequer foi discutida.”

“Historicamente falando, a grande preocupação do sistema regular de ensino sempre foi com o ensino e não com o aprendizado propriamente dito. (...) O papel do professor era, e ainda é, o de apenas transmitir informações impostas de cima para baixo, com um currículo aplicado de forma homogênea a todos os seus alunos indiscriminadamente.”

E aqui chegamos ao conceito de inclusão “adequativa”:

“Pressupondo que o intitulado ‘aluno de inclusão’ tem que se adaptar a um modelo de ensino visto como pronto e acabado.”

Há alguns anos iniciei uma pós-graduação em Educação Inclusiva. Apesar da boa vontade dos professores e do clima geral positivo, contudo, comecei a sentir um progressivo mal-estar durante as aulas, que foi piorando a ponto de se tornar quase uma alergia: hoje não posso ouvir as palavras “educação inclusiva” que já sinto coceiras e ânsias de golfar. Pois descobri que na melhor das hipóteses a Educação Inclusiva é um autoengano voluntário, mais ou menos como reciclar o lixo de sua casa: você sabe que no fim das contas não vai fazer a menor diferença, mas ao menos fica com a consciência mais leve...

Vou dar só um exemplo para deixar bem evidente o que quero dizer. Na época em que eu estava cursando essa pós, a lei garantia aos “alunos de inclusão” uma ou duas horas semanais de desfrute da “sala multiuso”, onde um professor qualificado (alguém, por exemplo, com pós em Educação Inclusiva) usaria os recursos da bendita sala para atualizar o aluno dos conteúdos ensinados durante a semana. Acompanhou a matemática? Isso significa que um aluno com deficiência tem uma ou duas horas por semana para aprender o material ensinado ao longo de vinte horas para os alunos ditos “normais”! Evidente que vai dar muito certo... só que não.

Foi por essas e outras que abandonei a pós e decidi estudar a inclusão como autodidata, com humildade e um desejo sincero de aprender. O MoveMente InclusivArte vem sendo uma rica etapa desse aprendizado. E hoje acredito que uma educação inclusiva de verdade só pode acontecer depois que a educação como um todo for completamente reformulada. Qualquer pessoa que se interesse minimamente pelo tema da educação percebe como os modelos em vigor hoje estão totalmente ultrapassados e, mais ainda, ouso dizer que são mais nocivos que benéficos. Não é à toa que se tornou célebre a frase de Einstein:

“Educação é o que fica quando você esquece tudo o que aprendeu na escola.”  


\\\***///

FABIO SHIVA é músico, escritor e produtor cultural. Autor de “Favela Gótica” (https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica), “Diário de um Imago” (https://www.amazon.com.br/dp/B07Z5CBTQ3) e “O Sincronicídio” (https://www.amazon.com.br/Sincronic%C3%ADdio-sexo-morte-revela%C3%A7%C3%B5es-transcendentais-ebook/dp/B09L69CN1J/). Coautor e roteirista de “ANUNNAKI - Mensageiros do Vento” (https://youtu.be/bBkdLzya3B4).

 

Facebook: https://www.facebook.com/fabioshivaprosaepoesia

Instagram: https://www.instagram.com/fabioshivaprosaepoesia/



MEDITAÇÃO PARA CRIANÇAS é um livro infantil todo escrito em versos rimados que ensina de forma lúdica e fácil a prática da meditação.

Você pode adquirir o livro físico por R$ 30,00 (frete incluído):

PIX: fabiolacampos11@hotmail.com

Envie o comprovante e o seu endereço pelo WhatsApp: (71) 99649-9442 (Fabíola e Fabio).

 

O PDF do livro está disponível gratuitamente no site da Verlidelas Editora:

https://www.verlidelas.com/product-page/medita%C3%A7%C3%A3o-para-crian%C3%A7as

 

O livro foi adaptado para esse vídeo (com exceção do conto “A Menininha Azul”):

https://youtu.be/uyuY8KEdlJE


 

Jai Gurudev! Babaji Om!

 

“Quando um milhão de crianças aprender a meditar, o mundo será transformado.”

https://youtu.be/V5M0J88Bj9I


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário