domingo, 19 de janeiro de 2020

DEPOIS DO FUNERAL – Agatha Christie



Foi uma delícia reler esse livro! Dessa vez eu lembrava claramente da trama, então pude acompanhar de camarote a maneira magistral como Agatha vai apresentando ao leitor as pistas para a solução do mistério. A Rainha joga limpo com seus leitores, e realmente deixa todas as peças do quebra cabeça à mostra e bem visíveis. Por outro lado, a autora é muito astuciosa ao apresentar as dicas verdadeiras embaralhadas em meio a uma profusão de pistas ilusórias. E o mais impressionante é a habilidade de induzir o leitor a apostar em falsas premissas.

Agatha Christie jamais quebra as regras do romance policial, mas consegue “dobrar” essas regras de forma insuperável, chegando ao ponto de subvertê-las. A solução do mistério é inesperada porque, antes de ler tal livro, o leitor não chega a considerar aquela possibilidade específica como uma solução possível. Ao final da leitura, ludibriado mais uma vez, o leitor satisfeito é obrigado a admitir: “sim, essa é uma solução válida, uma boa solução. Eu nunca pensaria nisso, mas não posso dizer que o jogo não foi justo.”

Foi assim que Agatha obteve alguns de seus maiores êxitos, como “O Assassinato de Roger Acroyd”, “A Casa Torta”, “E Não Sobrou Nenhum (O Caso dos Dez Negrinhos)” e “Assassinato no Expresso Oriente”. Obras às quais se soma, certamente, “Depois do Funeral”.



\\\***///


O SINCRONICÍDIO – Fabio Shiva
 “E foi assim que descobri que a inocência é como a esperança. Sempre resta um pouco mais para se perder.”
Haverá um desígnio oculto por trás da horrenda série de assassinatos que abala a cidade de Rio Santo? Apenas um homem em toda a força policial poderia reconhecer as conexões entre os diversos crimes e elucidar o mistério do Sincronicídio. Por esse motivo é que o inspetor Alberto Teixeira, da Delegacia de Homicídios, está marcado para morrer.
“Era para sermos centelhas divinas. Mas escolhemos abraçar a escuridão.”
Suspense, erotismo e filosofia em uma trama instigante que desafia o leitor a cada passo. Uma história contada de forma extremamente inovadora, como um Passeio do Cavalo (clássico problema de xadrez) pelos 64 hexagramas do I Ching, o Livro das Mutações. Um romance de muitas possibilidades.
Leia e descubra porque O Sincronicídio não para de surpreender o leitor.
 
Livro físico:
 
Book trailer:



2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...