sábado, 9 de maio de 2020

A CIÊNCIA SAGRADA – Swami Sri Yukteswar



Agradeço a Deus pela oportunidade que meus olhos tiveram ao contemplar a sabedoria inesgotável contida nas páginas desse abençoado livro, “A Ciência Sagrada”! Essa obra foi encomendada a Sri Yukteswar pelo próprio Mahavatar Babaji, que lhe incumbiu de demonstrar, através de citações paralelas, a unidade fundamental entre o hinduísmo e o cristianismo.

Logo na introdução somos brindados por uma dádiva imensurável. O grande sábio demonstra de forma detalhada e precisa que não estamos mais na Kali Yuga ou Idade das Trevas, mas já avançando na era seguinte de Dwapara Yuga, mais precisamente, nesse 2020 d.C., em 320 Dwapara. Como pretendo ler esse livro maravilhoso ao menos uma vez por ano daqui para frente, dedicarei essa primeira resenha apenas a essa questão das eras.

Por que é tão importante estarmos em Dwapara e não em Kali? Essa terminologia, a princípio, só faz sentido para pessoas familiarizadas com os textos védicos. Contudo o significado por detrás dessas expressões é relevante para qualquer honesto buscador da Verdade, independentemente de sua orientação religiosa.

Boa parte das pessoas que sabe o que são as Yugas (eras) acredita que estamos vivendo hoje em Kali Yuga, uma era em que a consciência do homem é capaz de apreender apenas a matéria grosseira. É marcada pela ignorância, pela violência e pelo domínio masculino. De acordo com essa proposição, que Sri Yukteswar demonstra estar equivocada, a humanidade teria pela frente nada menos que 400 mil anos de escuridão, ignorância e violência. Uma perspectiva por demais sombria.

Swami Sri Yukteswar explica como as Yugas estão relacionadas com o ciclo astronômico conhecido como precessão dos equinócios e com a aproximação de nosso sistema solar do centro da galáxia. Em resumo, a cada 24.000 anos o sol se aproxima e se afasta do centro da Via Láctea, determinando movimentos cíclicos de ascensão e declínio de consciência para a humanidade.

Assim, a Kali Yuga dura na verdade 1.200 anos na fase descendente, mais 1.200 na fase ascendente. O último ciclo de Kali Yuga se deu entre o ano de 700 a.C. até 1700 d.C., com o ponto mais baixo da consciência humana ocorrendo por volta de 500 d.C. Não por acaso, só para exemplificar, esse período coincide com a Idade Média.

Na Dwapara Yuga o homem começa a acessar a realidade elétrica da matéria. É um período de grande avanço da ciência e de muitas invenções que “demonstram a ilusão da distância”. Acho que essa expressão das escrituras hindus descreve de forma poética, mas bastante acurada, invenções como o automóvel, o avião, o rádio, o telefone, a televisão, a internet... Além disso, Dwapara Yuga é marcada pela ascensão das mulheres ao poder. Louvado seja Deus por isso, algo que já começamos a ver acontecendo em nossos dias.

Poderia continuar falando sobre esse tema indefinidamente, e ainda estou me referindo apenas à introdução de “A Ciência Sagrada”. Recomendo de todo coração a leitura desse maravilhoso livro. Jai Paramguruji!



  
\\\***///


FAVELA GÓTICA liberado na íntegra no site da Verlidelas Editora:

Durante esse período de pandemia, em meio a tantas incertezas, temos uma única garantia: a de que nada será como antes. Estamos todos tendo a oportunidade preciosa de participar ativamente na reconstrução de um mundo novo, mais luminoso e solidário.

O livro Favela Gótica fala justamente sobre “a monstruosidade essencial do cotidiano”, em uma história cheia de suspense, fantasia e aventura. Ao nos tornamos mais conscientes das sombras que existem em nossa sociedade, seremos mais capazes, assim como a protagonista Liana, de trilhar um caminho coletivo das Trevas para a Luz.

A versão física de Favela Gótica está à venda no site da Verlidelas, mas – na tentativa de proporcionar entretenimento a todos durante a quarentena – o autor e a editora estão disponibilizando gratuitamente, inclusive para download, o PDF de todo o livro.

Fique à vontade para repassar o arquivo para amigos e parentes.

Leia ou baixe todo o livro no link abaixo:

Link do livro no SKOOB:

Book trailer

Entrevista sobre o livro na FM Cultura

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...