sábado, 24 de abril de 2021

A TORMENTA DE ESPADAS – AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO: LIVRO TRÊS – George R. R. Martin

 


Recentemente foi publicado um estudo sobre o que acontece com nosso cérebro quando mergulhamos profundamente na leitura de uma história (https://www.revistasaberesaude.com/o-que-acontece-em-seu-cerebro-quando-voce-se-perde-na-ficcao). Os pesquisadores utilizaram justamente personagens de “Game of Thrones” ao escanear o cérebro de autodenominados fãs da série, chegando a resultados interessantes: quanto mais a pessoa está imersa na ficção, mais ela tende a utilizar as mesmas áreas do cérebro para pensar no personagem fictício e em si mesma. O cientista responsável pela pesquisa chegou a afirmar:

“Para algumas pessoas, a ficção é uma chance de assumir novas identidades, de ver mundos através dos olhos dos outros e retornar dessas experiências mudadas”.

Para mim, essa frase é um eloquente exemplo do poder da Literatura e do quanto podemos aprender e evoluir através das histórias que contamos uns para os outros. Não foi por acaso, portanto, que escolhi esse momento específico, quando vivemos a pior fase da pandemia do coronavírus no Brasil (até agora), para iniciar a leitura do terceiro volume de “As Crônicas de Gelo e Fogo”. Foi uma fuga deliberada: eu queria me perder nas matanças e massacres de Westeros, terra fustigada pela guerra entre reis insanos e gananciosos, para assim amenizar, ao menos um pouco, as mortes bem reais de tantos brasileiros.

A estratégia funcionou muito bem: durante alguns dias, quase consegui esquecer que vivemos em um país governado por um genocida insano e ganancioso. Quase.

E o melhor de tudo é que pude aprender um pouco mais sobre a arte de contar histórias com o professor George R. R. Martin. Durante a leitura de “A Tormenta de Espadas” percebi Martin utilizando uma técnica muito interessante, a que chamei “palavras versus ações”. Esse recurso ficou mais evidente para mim em quatro personagens: Jon Snow, Samwell Tarly, Jaime Lannister e Sandor Clegane. A técnica consiste em retratar o personagem com algumas características (geralmente negativas), pelas quais o personagem é percebido pelos outros e até por si mesmo, e ir progressivamente apresentando episódios onde essas características são desmentidas pelas próprias ações do personagem. Muito instrutivo!

Vi a série da HBO e amei, mas gostei ainda mais de ler o primeiro volume, que só perdeu para o segundo volume, que só foi superado pelo terceiro volume. Nem preciso dizer que espero em feliz expectativa o dia de retornar ao mundo cruel e impiedoso de Westeros, tão melhor que o nosso Brasil de hoje...


  

\\\***///


 

FAVELA GÓTICA liberado na íntegra no site da Verlidelas Editora:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Durante esse período de pandemia, em meio a tantas incertezas, temos uma única garantia: a de que nada será como antes. Estamos todos tendo a oportunidade preciosa de participar ativamente na reconstrução de um mundo novo, mais luminoso e solidário.

 

O livro Favela Gótica fala justamente sobre “a monstruosidade essencial do cotidiano”, em uma história cheia de suspense, fantasia e aventura. Ao nos tornamos mais conscientes das sombras que existem em nossa sociedade, seremos mais capazes, assim como a protagonista Liana, de trilhar um caminho coletivo das Trevas para a Luz.

 

A versão física de Favela Gótica está à venda no site da Verlidelas, mas – na tentativa de proporcionar entretenimento a todos durante a quarentena – o autor e a editora estão disponibilizando gratuitamente, inclusive para download, o PDF de todo o livro.

 

Fique à vontade para repassar o arquivo para amigos e parentes.

 

Leia ou baixe todo o livro no link abaixo:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Link do livro no SKOOB:

https://www.skoob.com.br/livro/840734ED845858

 

Book trailer

https://youtu.be/FjoydccxJGA


 

Entrevista sobre o livro na FM Cultura

https://youtu.be/IuZBWIBYeHE


 

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...