Conheça a BULA POETRIX
O hai-kai é uma pérola; o poetrix é uma pílula
Goulart Gomes
Com o objetivo de melhor definir o POETRIX, estabelecendo critérios quanto à
sua forma e conteúdo que possam orientar mais precisamente os seus autores - os
poetrixtas a Coordenação Geral do Movimento Internacional Poetrix (MIP)
divulg esta BULA POETRIX, conjunto de orientações para o aperfeiçoamento e
uniformização deste gênero literário.
1 POETRIX Informações Técnicas
CONCEITO
Poetrix (s.m.): poema com um máximo de trinta sílabas métricas, distribuídas em
apenas uma estrofe, com três versos (terceto) e título.
FORMAS MÚLTIPLAS
São criadas em contextos comunicativos e constituídas como derivações do
POETRIX; sua elaboração tem como características básicas o dialogismo, a
intertextualidade e a polissemia da linguagem. Identificadas e reconhecidas
pelo MIP como Duplix, Triplix e Multiplix são mesclagens de dois ou mais
poetrix que se compõem com a participação obrigatória de variados autores e com
suas poéticas formando sentidos complementares entre si
(individualidade-interação-universalidade).
2 CARACTERÍSTICAS DO POETRIX
2.1 O poetrix é minimalista, ou seja, procura transmitir a mais completa
mensagem em um menor número possível de palavras e sílabas.
2.2 O título é indispensável. Ele complementa e dá significado ao texto. Por
não entrar na contagem de sílabas, permite diversas possibilidades ao autor.
2.3 Não existe rigor quanto à métrica ou rimas, mas o ritmo e a exploração da
sonoridade das sílabas é desejável.
2.4 Metáforas e outras figuras de linguagem, assim como neologismos, devem ser
elementos constitutivos do poetrix.
2.5 É essencial que haja uma interação autor/leitor provocada por mensagens
subliminares ou lacunas textuais.
2.6 Os tempos verbais pretérito, presente e futuro - podem ser utilizados
indistintamente.
2.7 O autor, as personagens e o fato observado podem interagir criando,
inclusive, condições supra-reais, cômicas ou ilógicas (nonsense).
2.8 O poetrix deve promover a multiplicidade de sentidos e/ou emoções, não se
atendo necessariamente a um único significado.
3 COMPOSIÇÃO
O POETRIX deve ser composto por ao menos um dos seguintes elementos, inspirados
nas Seis Propostas para o Próximo Milênio, de Ítalo Calvino:
3.1 CONCISÃO: o mínimo é o máximo. O importante é dizer muito, falando pouco. O
poetrix é uma pílula, que tem seu propósito determinado; é um projétil em
direção ao alvo;
3.2 SALTO: é a metamorfose da idéia inicial, provocada no segundo ou terceiro
verso da estrofe, acrescida de outros significados, permitindo uma nova
perspectiva de compreensão do poetrix;
3.3 SUSTO: é o elemento inusitado e imprevisível que provoca surpresa ao
leitor; é a fuga do lugar-comum, da obviedade, que desconstrói e amplia
horizontes, mostrando outros caminhos, possibilidades, contextos;
3.4 SEMÂNTICA: exploração da polissemia de determinadas palavras ou expressões,
permitindo a possibilidade de variadas leituras ou interpretações;
3.5 LEVEZA: jeito multifacetado de utilização da linguagem. Nesse sentido, o
uso de imagens sutis deve trazer leveza, precisão e determinação ao poetrix e,
com isso, provocar, no leitor, a abertura de renovadas construções mentais
impregnadas de imprecisões e indeterminações, de novas possibilidades de
interpretar a realidade, de desanuviar a opacidade do mundo.
3.6 RAPIDEZ: máxima concentração da poesia e do pensamento; agilidade,
mobilidade, desenvoltura; busca da frase em que todos os elementos sejam
insubstituíveis, do encontro de sons e conceitos que sejam os mais eficazes e
densos de significado;
3.7 EXATIDÃO: busca de uma linguagem que seja a mais precisa possível como
léxico e em sua capacidade de traduzir as nuanças do pensamento e da
imaginação;
3.8 VISIBILIDADE: qualidade de expressar e pensar imagens, colocando visões em
foco; reflexo da qualidade imagética do poetrix, em cor, sombra, contorno e
perspectiva; é o substantivar da poesia;
3.9 MULTIPLICIDADE: expressão da pluralidade de possibilidades intertextuais e
polissêmicas, provocando interações e criando novas formas;
3.10 CONSISTÊNCIA: através da fuga das obviedades, dos lugares-comuns, buscando
expressar-se de forma original. O poetrix rompe, naturalmente, com antigos
esquemas simplificantes e reducionistas e investe num sistema complexo, cujas
categorias são opostas à simplicidade: a complexidade, a desordem e a
caoticidade, próprias de sistemas não-lineares, capazes de realizar trocas com
o meio envolvente.
4 INDICAÇÕES:
4.1 EXPLORAR O PODER DO TÍTULO,. para o qual não há limite de sílabas. Uma das
grandes vantagens do poetrix é a existência do título, que habitualmente não
existe no hai-kai .
4.2 MINIMALIZAR. Eliminar todas as palavras que estão sobrando. Escrever um
poetrix é lapidar um diamante. Raramente um texto está pronto em sua primeira
versão. É necessário, sempre, aprimorá-lo.
4.3 PESQUISAR. Uma idéia original pode ser enriquecida com informações
complementares, ampliando-a em conteúdo e significado.
4.4 UTILIZAR FIGURAS DE LINGUAGEM. Em todas as formas poéticas, o uso de
figuras de linguagem, metáforas, tropos e imagens enriquecem bastante o texto.
4.5 PERMITIR QUE O NÃO-DITO FALE. Evite menosprezar a inteligência e a
perspicácia do leitor. O poetrix deve instigá-lo a buscar significados nas
entrelinhas, a descobrir outros contextos e sentidos.
5 CONTRA-INDICAÇÕES:
5.1 EVITAR AS ORAÇÕES COORDENADAS. Um poetrix não é uma frase fragmentada em
três partes.
5.2 NÃO CONFUNDIR POETRIX COM HAI-KAI. Para isso, é importante conhecer,
também, os fundamentos do hai-kai, que tem suas próprias características.
5.3 CONJUNÇÕES EMPOBRECEM O POETRIX: mas, contudo, porém, todavia, não
obstante, entretanto, no entanto, pois, geralmente não servem para nada em um
poetrix, podendo ser eliminadas sem prejudicar o texto.
5.4 NÃO FORÇAR RIMAS. Poetrix não é trova. Às vezes pode-se dispensar
completamente uma rima utilizando-se bem o ritmo, a sonoridade e a riqueza
semântica das palavras.
5.5 POETRIX NÃO É PROVÉRBIO, MUITO MENOS DEFINIÇÃO. Muito menos, frase de
parachoque de caminhão.
Coordenação Geral do Movimento Internacional Poetrix
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