domingo, 29 de maio de 2011

A Loja dos Suicidas - Jean Teulé

Sua vida foi um fracasso? Conosco, sua morte será um sucesso!

Com o bordão acima, a família Tuvache mantém, há dez gerações, sua pequena e bem provida loja de artigos para suicídio. Instalada em um prédio que algum dia foi, quem sabe, uma catedral ou uma mesquita, a loja possui um estoque infinito de produtos infalíveis para se dar fim à vida de forma eficiente. Situa-se na Cidade das Religiões Esquecidas, local onde a chuva ácida e o frio insuportável são comuns.
Na Loja dos Suicidas não se ri e não se diz "volte sempre", mas "adeus", aos clientes.

A Loja dos Suicidas é um romance de humor negro engradadíssimo, inteligente e bem escrito, daqueles de arrancar gargalhadas sinceras e ainda possui um final surpreendente. Jean Teulé consegue em poucas páginas (o livro é fininho, descontando as alegorias deve ter umas 120 páginas) nos envolver na vida da família Tuvache e suas peripécias do dia-a-dia de forma deliciosa, ao mesmo tempo em que vai desfilando, nas entrelinhas, uma critica às superficialidades, egoísmos e burrices da vida cotidiana.
Recheado de frase bem humoradas, como "a vida mata", o texto nos conta a história da família Tuvache, onde tudo vai bem até o nascimento do caçula, Allan. Contrariando o lema familiar de jamais sorrir e ser feliz, o garoto é de um bom humor e positivismo invejáveis, o que começa a levar os pais ao desespero e a produzir modificações de comportamento que podem levar a família à falência.

Um livro delicioso e muito engraçado, que ao falar da morte, fala, na verdade, da vida.





Sobre o autor:
Jean Teulé nasceu em Saint-Lô, Mancha (França) em fevereiro de 1953. Roteirista, comediante e cineasta, considera-se, acima de tudo, um escritor. além de romances escreveu quadrinhos e roteiros para cinema e televisão. Publicou diversos livros na França, entre eles Ó Verlaine!, Je, François Villon eo romance histórico beat-seller Le Montespan, vencdor da Grand Prix Palatine e do Gran Prix de Maison de la Presse um 2008.

2 comentários:

  1. Uau! Interessantíssimo hem!
    Não conhecia esse livro ainda!

    ResponderExcluir
  2. Ah! Estou louca pra ler esse livroo! Ótima resenha Laura!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...