domingo, 12 de junho de 2011

“ANNA E O BEIJO FRANCêS” - Stephanie Perkins


“ANNA E O BEIJO FRANCêS”
AUTORA: Stephanie Perkins
EDITORA: NOVO CONCEITO  1ª impressão 2011
PÁGINAS – 288
ISBN: 978-85-63219-32-9
CATEGORIA: Romance YA


SINOPSE: Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto -que tem namorada.Ele e Anna a se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer?

RESENHA E MINHA OPINIÃO: Anna Oliphant mora em Atlanta com a mãe e gosta de curtir com sua melhor amiga Bridgette. Trabalha no Midtown Royal 14 multiplex e tem uma paquera com Toph. Filha de um famoso escritor norte-americana. Ela não suporta o sucesso adquirido pelo pai através dos romances clichês, na opinião dela.
Quando o pai decide enviá-la à Paris para cursar o último ano do ensino médio em um internato franco-americano, ela tenta argumentar de todas as formas, sem sucesso. Não conhece quase nada sobre a França e não sabe falar o idioma francês.
No primeiro dia do internato conhece Meredith, são vizinhas de quarto. Através dela conhece Josh, Rashimi e Étienne St.Clair, rapaz bonito, inteligente, culto, romântico (o carinha quase perfeito)  por quem se sente atraída, porém St.Clair tem uma namorada, Ellie,  mais velha, que já faz faculdade; o que faz Anna manter-se na dela, cultivando apenas uma profunda amizade por Étienne.
Como boa romântica adorei esse romance adolescente.
É aquele livro onde os personagens são bem estruturados,  podemos conhecê-los desde o início através dos olhos de Anna. O livro é escrito em 1ª pessoa, como se fosse um diário escrito por Anna, o que torna o livro muito interessante e estimulante.
A visão da escritora nos detalhes dos conflitos e sentimentos adolescentes, faz com que nos identifiquemos completamente. É uma leitura suave.
Claro que tem lá alguns questionamentos: como uma adolescente tem o privilégio em ir estudar na famosa Paris e não aceita? Como se está em Paris, sem ninguém para ‘controlar’ e prefere ficar em seu quarto ou apenas ir ao cinema, sem se aventurar em conhecer e descobrir a cidade? Como adolescentes com hormônios a flor da pele, conseguem  controlar sentimentos tão intensos?
Outra coisa que a meu ver poderia ser diferente, é o momento em que acontece o beijo francês. Talvez a emoção fosse maior se acontecesse nas escadarias da Catedral de Notre Dame ao invés de no gramado da praça...
Outra coisa que me incomodou um pouco foi a utilização constante de expressões como: humm, er, argh, ooof, oh, mmm,uuh, ow, uau, há, há e por aí vai.
No entanto a autora deixa evidente a formação moral das personagens e destaca as dúvidas e questionamentos passados em toda a adolescência ‘normal’, o que nos envolve em um clima de ‘já passei por isso’ e nos faz relembrar sentimentos vívidos na memória.
Fiquei enamorada pelo livro e recomendo. Leitura leve, tranqüila e apaixonada.

NOTA: 4,70/5,00

2 comentários:

  1. Estou lendo e realmente é uma narativa envolvente. Muito indicada para adolescentes, mas posso dizer que prende qualquer tipo de leitor... Tem umas partes bem engraçadas: um humor meio que ironico. Massa.

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh querida Rudy (também gosto das interjeições rs). Como bom romântico fiquei curioso em relação a este livro, mas seus questionamentos me fizeram ter um certo distanciamento. Livros em primeira pessoa são, em sua maioria, livro difíceis por expressarem opiniões unilaterais, às vezes nos dão muita raiva. Por outro lado a nota que você deu acabou me estimulando. Quero saber como é que é esse tal de "beijo francês".

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...