quinta-feira, 2 de junho de 2011

TRILOGIA HANNIBAL - Thomas Harris

Pessoal, vou postar aqui a resenha que fiz da Trilogia Hannibal para a comunidade Resenhas Literárias.
Começando por "Dragão Vermelho", passando por "O Silêncio dos Inocentes" e finalizando em "Hannibal", todos escritos por Thomas Harris, grande escritor norte-americano, do qual vou falar um pouco ao fim da resenha.
Peço desde já a compreensão para algumas falhas (talvez até de continuaidade, visto que fiz uma união de três resenhas postadas em momentos diversos.
Mas o que importa e que vale é a dica de leitura, e ela estará presente nessa postagem. Vamos então as resenhas:


DRAGÃO VERMELHO

Ficha Técnica:

Título Original: Red Dragon
Tradução: José Santz
Editora: Record
Páginas: 348
Edição: 1ª edição
Ano: 1981

Resenha: Duas brutais chacinas. Duas famílias, geralmente com três filhos e um animal de estimação. Fora isso, o FBI não consegue identificar mais nenhum tipo de padrão. É hora de pedir uma ajuda ao investigador especial Will Graham, que depois de quase ser morto por um médico psicopata, resolve se retirar com sua família, a fim de começar uma nova vida.

Mas o sentimento de justiça fala mais alto e Will Graham agora precisa conversar com seu antigo algoz, o temível Hannibal Lecter, para ter alguma ideia a respeito.

Ao livro, as honras. Realmente é um livro assustador, impactante e cruél do inicio ao fim.

O mais legal é a descrição em paralelo da vida e pensamento do psicopata. Seus medos, seus desejos, suas crueldades e seus planos mirabolantes. O livro tá montado de forma a intercalar um pouco entre as duas partes (o 'bem' e o 'mal') de forma que chega até a nos fazer pensar no porquê de existirem tantos loucos, psicopatas e seriais no mundo. Será que eles já nasceram assim mesmo com esse 'dom'? Ou algum truma de infancia que os fez virar a mente?

Nem preciso dizer que o desenrolar da história é emocionante e que são imensas as surpresas!

Livro não aconselhável para cardíacos...

Vale lembrar que a obra foi adaptada para o cinema, em duas versões: a primeira, chamada "O Caçador de Assassinos" (Manhunter), de 1986, além de não fazer muito sucesso e ser muito criticada, principalmente por mudar muito do livro original, não traz um papel de destaque ao maior astro do livro: Dr. Hannibal Lecter.


Já a segunda versão, "Dragão Vermelho" (Red Dragon), de 2002, embalada pelo sucesso do livro e filme de seu sucessor ("O Silêncio dos Inocentes"), chegou a ser mais aceitável que a primeira versão, e digo por experiência própria, vale a pena assistir após a leitura do livro.



O SILÊNCIO DOS INOCENTES

Ficha Técnica:

Título Original: The Silence Of The Lambs
Tradução: Antonio Gonçalves Penna
Editora: Best Bolso
Páginas: 390
Edição: 1ª edição
ISBN: 978-85-7799-062-7
Ano: 1988

Resenha: Depois de nossa querida amiga Pedrina me iniciar na leitura de Thomas Harris com o maravilhoso livro Dragão Vermelho, que ela me deu, nada mais digno de minha parte correr atrás de outros livros do autor, principalmente da saga que tem inicio em Dragão Vermelho e continua com O Silêncio dos Inocentes (do qual falarei aqui) e Hannibal.

Nesse livro, Clarice Starling, uma aspirante a agente especial do FBI, foi designada pelo Departamento de Ciência do Comportamento para conversar com o famoso Dr. Hannibal Lecter, preso num manicômio acusado de matar nove pessoas a mordidas no passado, a fim de conseguir informações importantes que os levem a captura de um novo e cruel serial killer que anda matando mulheres, preferencialmente gordinhas, nos Estados Unidos.

Ele mata suas vítimas com um tiro, evitando ao máximo danificar a pele, que ele tira delas. O que quer ele fazer com as peles humanas?

Dr. Hannibal tem muitas informações, parece ate conhecer o tal sujeito, mas a ganância do diretor do manicômio arruína os planos do FBI, e agora, Clarice luta contra o tempo para salvar a vida de mais uma vitima de ‘Búfalo Bill’, e acabar com essa serie macabra de violência.

Que trama mais bem feitinha! Eu me acabei de medo, pavor, apreensão e tudo o mais que se possa sentir dentro de um suspense. Ficava imaginando (quando ainda nem tinha visto o filme) Jodie Foster e Anthony Hopkins vestidos em seus personagens e ficava realmente maravilhoso. O livro me prendeu a atenção e me pareceu ter dado certa cutucada em algumas esferas políticas americana, bem de levinho, mas ele fez.

Boa leitura a todos e mais uma vez, meus agradecimentos a Pedrina, por me apresentar ao Thomas Harris!
Como não poderia deixar de ser, e mesmo porque já foi citado na resenha, eis o trailer da adaptação cinematográfica de "O Silêncio dos Inocentes", muito premiado, inclusive (não me pergunte quais prêmios, porque a minha área se limita aos livros... hehehehe)
 

HANNIBAL

Ficha Técnica:

Título Original: Hannibal
Tradução: Alves Calado
Editora: Record
Páginas: 443
Edição: 1ª edição, 3ª tiragem
ISBN: 85-01-05728-2
Ano: 1999

Resenha: Após o banho de sangue que Hannibal causou ao fugir do presídio, ele consegue fugir primeiro para o Brasil, onde consegue bons documentos falsos e depois para a Itália, onde, com nova identidade e novo rosto, tenta começar uma vida nova, sendo o curador de um Museu. Mas o vício não o abandona tão facilmente...

Enquanto isso, nos Estados Unidos, o FBI não desistiu de prendê-lo, usando a agora Agente Clarice Starling, que já tem um bom conhecimento sobre o caso e está em maus lençóis depois de uma operação policial mal feita.

Mas o maior problema de Hannibal não é a polícia! Acontece que uma de suas primeiras vítimas, o rico e inescrupuloso Mason Verger, que foi completamente desfigurado pelo Dr. Lecter, só pensa em vingança. Além de um parafuso a menos, ele sempre está um passo a frente do FBI e sabe que seu objetivo está mais próximo que nunca de se realizar, com uma vingança, que pode ser considerada no mínimo, surpreendente e bizarra!

Agora, parece que o Dr. Lecter, de caçador, passa a ser a caça. Vai ser preciso muito mais que seus dentes para se safar dessa rede.

Thomas Harris conseguiu fechar essa saga com chave de ouro. Brilhante, bizarro e absurdo, como descreveu o Publishers Weekly sobre o livro, é além de tudo, um aprofundamento na vida de Hannibal: seus gostos, sua infância, sua família...

Vale o sacrifício de ler as suas 443 páginas!!

Esse também foi levado as telonas, e apesar de o filme não chamar a atenção, vale a pena conferir, pra ao menos dizer que o livro é imbatível:


Sobre o autor:

THOMAS HARRIS (Jackson, Tennessee, 11 de Abril de 1940) é um escritor norte-americano de romances policiais que fez muito sucesso com o livro O Silêncio dos Inocentes, Hannibal, Dragão Vermelho e Hannibal - A Origem do Mal, sendo que a adaptação de O Silêncio dos Inocentes para as telas de cinema recebeu o prémio Oscar de melhor atriz, melhor ator e outros prémios para os directores e produtores.

Os livros que ele escreveu sobre Hannibal Lecter também são muito apreciados e os filmes baseados em seus livros são considerados clássicos por quem gosta das histórias sobre o Dr. Hannibal Lecter. Estes filmes sao bastante conhecidos pelo seu suspense e inteligência.

4 comentários:

  1. Arrasou na sequência hem!!!
    Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Puxa, quero ser igual ao Mad quando crescer. Que coisa mais bem elaborada!

    ResponderExcluir
  3. Deia, quando nos encontrarmos on line eu posso te mostrar que não precisa ser grande pra ser igual ou melhor, vice?

    Hahahhaha

    E sim, Thomas Harris é um fenômeno!!!

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber quanto fiél é a série, ou tudo aquilo da amizade entre lecter e graham foi inventado?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...