quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Leitura Recomendada: Lazarillo de Tormes

Olá pessoas, dado início ao meu primeiro post na Comunidade Resenhas Literárias, gostaria de comentar sobre um livro que, sinceramente, me arrependi muito de não ter lido antes. Na verdade, me vi obrigado a lê-lo por causa de um trabalho que deveria fazer a respeito da obra, mas acabei achando o livro em si muito interessante e, apesar de ter sido escrito faz tempo, fica evidente o quanto muito dos aspectos dessa obra podem ser vislumbradas na atualidade. Desse modo, recomendo a leitura do livro em questão, não só pela qualidade da história, mas porque é uma importante obra da literatura espanhola que vale a pena ser lida. Espero que gostem da resenha e visitem meu blog para me conhecerem melhor http://conformealetra.blogspot.com.


Uma obra a frente de seu tempo

Lazarillo é uma clara demonstração da crise dos modelos narrativos renascentistas, pois todo o idealismo e equilíbrio destes são postos abaixo pela realidade cotidiana contida nesta brilhante obra anônima.
Em Lazarillo de Tormes (Anônimo - 196 páginas - 24), o humor é utilizado para expor a hipocrisia de uma sociedade de valores distorcidos que, por meio de um personagem que não enxerga a si mesmo como parte integrante de uma história, nos permite vislumbrar a obra como uma das primeira manifestações do “romance picaresco”.
Partindo desse pressuposto, verifica-se que a obra prima pela simplicidade como é narrado a história em que o principal objetivo do personagem central é matar a fome que o consome; assim, em grande parte da narrativa, Lázaro (Lazarillo) se mostra astuto, mas ao perceber que pode levar a vida que sempre quis - pelo menos no que diz respeito à fartura – deixa-se cegar por não conseguir compreender a verdade a sua volta, afinal, ele já não passa por necessidade alguma.
Dessa maneira, ao pensarmos na moral embutida por trás da história, perceberemos que ela pode ligar-se ao fato das pessoas deixarem se iludir com certas coisas e, muitas vezes, não conseguirem ou fingirem, talvez por medo ou comodidade, não enxergar a verdade que nem sempre é boa de ser encarada, o que pode ser encaixado não só na sociedade daquela época, mas em nossa própria sociedade onde a corrupção é o maior exemplo da distorção dos ideais civis e humanos.

2 comentários:

  1. Para quem leu a minha singela resenhar, um muito obrigada. Então, não quis me aprofundar muito no enredo da história para instigar a leitura do livro que, sinceramente, é bem bacana.

    ResponderExcluir
  2. Muito massa a resenha!
    Não conhecia esse livro, fiquei interessado!
    Valeu demais Lucy! E que venham outras belas resenhas! :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...