terça-feira, 2 de agosto de 2011

LIVRO "ERIK" - ROSANA FANTIN

LIVRO "ERIK" - ROSANA FANTIN


 Participo do Booktour organizado pela Rafha do Blog Doce Encanto.


LIVRO  : “ERIK”
AUTOR: ROSANE FANTIN
EDITORA: CLUBE DOS AUTORES
PÁGINAS – 259
1ª EDIÇÃO
 CATEGORIA: Romance

 SINOPSE: Baseada no conhecido romance de Gaston Leroux, esta história inicia no momento da fuga de Erik, o fantasma, através dos subterrâneos da Ópera de Paris, durante o incêndio provocado por ele. Decidido a um novo recomeço, ele terá que enfrentar seus próprios fantasmas e perseguidores que se mantêm como obstáculos aos seus planos e à possibilidade de um novo amor. Uma aventura que leva o leitor das ruas de Paris ao interior da França, passando pela cidade inglesa de Dover e chegando à fervilhante Londres de 1872, flanando entre os salões da alta sociedade e os bairros pobres à beira do Tâmisa.


RESENHA: Uma vez mais rejeitado por Christine que o troca por Raoul, Visconde de Caghny, Erik toca fogo nas instalações do teatro, onde vivia nos subterrâneos... Em sua fuga para os esgotos, uma das vigas de madeira, chamuscada de fogo, cai nas suas costas e o queima em profundidade. Se arrastando e com a polícia em seu encalço, resolve pedir ajuda a sua amiga Annie Giry e sua filha Meg.
Annie o acolhe e trata de sua ferida, entretanto, a visita inesperada da polícia na casa da amiga  o faz decidir partir, para não prejudicá-la. Resolve ir para o interior da França, rouba um cavalo e parte em sua dolorosa jornada. Ao final de três dias chega a Bolouge febril e com a ferida necessitando de limpeza. Resolve ir para Inglaterra. É apresentado ao irmão do dono da hospedaria que atravessaria o rio com carga suspeita e resolve levar Erik.
Erik chega a Dover após 3km de longa caminhada, sentindo-se mal, com calafrios e sentindo o corpo queimar de febre. As pernas fraquejavam e acaba caindo na rua, onde levam sua bolsa; sorte que havia escondido o dinheiro retirado do banco por Annie. É socorrido por Paul que o leva para casa e cuida de seus ferimentos.
Paul é ourives, entretanto sem muita criatividade para criar peças. Após sua recuperação, Erik resolve mostrar alguns de seus desenhos para novas jóias e Paul acata as idéias de Erik, nasce aí uma sociedade de sucesso. Paul finalmente vê a possibilidade de trazer Catherine, sua irmã, para morar perto dele.
Erik começa a viver uma nova vida e quase se esquece de seu passado, até ver um cartaz que oferecia uma recompensa a quem desse notícias ‘do fantasma’,na delegacia da cidade. Chega aflito na casa de Paul e acaba revelando parte de seu passado assustador. Paul tem uma idéia fantástica para ‘enterrar’ de vez a vida e o passado de Erik...
Após colocar o plano em prática, resolvem se mudar para Londres, ampliando a joalheira e levando Catherine para morar com eles.

MINHA OPINIÃO: O livro realmente é muito interessante. Escrito em primeira pessoa por todos os protagonistas do livro, mostra as diversas visões pessoais que cada personagem tem. O mais interessante são as lutas pessoais travadas por Erik para superar um passado cruel e a aparência deformada, não aceita pelas pessoas (infelizmente). Mostra que mesmo se passando no século XIX, o romance ainda é bem atual. Aprendi que ainda existem pessoas desinteressadas, que cultivam o perdão e o amor em seus corações.
A única coisa que me incomodou no livro foi a previsibilidade do final que não trouxe muitas expectativas. E o mais interessante é que toda a trama é ‘redondinha’, sem arestas a serem aparadas e sem nenhum ponto obscuro. Me chamou atenção também os diálogos rápidos, sem parágrafos extensos, o que facilita a leitura. Parabéns! Recomendadíssimo!

NOTA: 4,8/5,0

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...