sexta-feira, 28 de outubro de 2011

AMAZÔNIA UM CAMINHO PARA O SONHO - M. C. JACHNKEE

LIVRO  : “AMAZÔNIA UM CAMINHO PARA O SONHO”
AUTOR: M.C. JACHNKEE
EDITORA: NOVA LETRA
PÁGINAS –273
1ª Impressão  2011
 CATEGORIA: LITERATURA BRASILEIRA
ISBN – 978-85-7682-594-4


CITAÇÃO“Ana Carolina detestava  falar dos outros e repudiava também ouvir, porque aprendera que todos, por mais inescrupulosos que pudessem parecer, tinham alma e coração e desejavam, como qualquer outro, ser amados e respeitados. Ainda, aprendera que só havia uma fórmula perfeita para os que erravam muito: o Amor da humanidade. O Amor dos seres humanos transformava as pessoas e, por sequência, o mundo.” (pág. 39)


CITAÇÃO: ” Assim era o povo de Parintins, o povo do Brasil; as pessoas sentiam dentro de seus corações um imenso orgulho de sua miscigenação e cultura, e apesar das grandes dificuldades do dia a dia, estavam sempre fazendo brincadeiras e rindo à toa, para não deixar o desânimo tomar conta.” (pág. 100)


RESUMO SINÓPTICO: Amazônia um caminho para o sonho não é um livro de história, entretanto, conta a história da região amazônica baseada não apenas nos fatos históricos, bem como as lendas que povoam seus moradores.

Joana e seu tio Daniel, Rafaela, Ana Carolina e Camila são moradores de Ascurra/SC e resolvem visitar o norte do país, especificamente algumas cidades do Amazonas e  do Pará, de Manaus até Belém, passando por Parintins, Santarém e Fordlândia. Uma ventura carregada de conhecimento, aprendizado, amizade e amor.

CITAÇÃO:Algumas coisas na vida não podem ser deixadas para o amanhã, pois o hoje é tudo o que se possui! Quem aprende isso consegue ser mais feliz.” (pág. 174)


CITAÇÃO: “ A força e o amor da verdadeira amizade as ajudaram a superar suas perdas e a olhar com mais otimismo para o horizonte.

O amor era capaz de curar tudo!
Só o amor! Fosse ele qual fosse.” (Pág. 176)

Daniel é professor de História e vê na viagem uma oportunidade em ampliar seus conhecimentos; não contava se enamorar  por Rafaela, jovem tímida, sonhadora e medrosa que busca inspiração na viagem para realizar o sonho de escrever um livro. Entre eles há um clima de encantamento como pano de fundo da história.

Joana é a mais consciente do grupo e devido a perdas de entes queridos, se vê bem próxima de Camila, a mulata mais engraçada e feliz da história. Ana Carolina é a mais madura, experiente e lúcida de todas  e tem uma sintonia de irmandade com Rafaela. Todas são bem amigas e possuem uma forte união que as impulsiona.
Amazônia é palco do cenário vivo das riquezas naturais; lendas e  contos alimentam o imaginário e a verdadeira história da colonização do berço nacional, as origens indígenas que flutuam por todo estado e a visão, não de turistas, mas de viajantes interessados em acumular conhecimento, estão presentes durante todas as páginas do livro. É uma aventureira viagem às origens e ao interior pessoal.

CITAÇÃO: ” Ninguém nasceu para morrer sem percorrer caminhos além daqueles que estão em sua própria cidade. Há um mundo que pertence a todos e que está à espera daqueles que se aventuram a conhecê-lo! Mesmo que no fundo sempre se retorne ao berço-mãe, é preciso conhecer outras histórias, outros povos, outras culturas.” (pág. 184)


CITAÇÃO: “ Às vezes é difícil para o ser humano percorrer caminhos desconhecidos; os que ousam sabem que vale a pena, mas não há como fazer com que todos ultrapassassem seus dias de tempestade para poderem contemplar o início de dias melhores. Cada um é responsável por sua vida e suas atitudes; os que desafiam seu limites vão além. Nenhuma força é capaz de conter um ser humano que quer voar além dos limites do céu.” (pág. 190)

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: O amor com que a autora imprime no livro as experiências pessoais vividas por ela, traz realidade aos fatos transcorridos e veracidade a leitura. Fidedigna aos  fatos históricos e lendas que circulam na região amazônica, torna a leitura de cada linha escrita uma viagem aos recantos nortistas do país. Quebra preconceitos, questiona valores e demonstra o quanto a riqueza nacional é ambicionada por estrangeiros.

Outra viagem é feita durante a leitura além da ficção realista. A viagem em busca dos sonhos, dos sentimentos verdadeiros e a intensidade  desses sentimentos, o surgimento de um possível romance, o quanto o abraço é necessário e acima de tudo, o amor e amizade. A nitidez e a força com que os argumentos são alinhavados, demonstram  o empenho pessoal da autora e torna o livro uma odisséia interessantíssima. Mais que recomendado e a  palavra de definição é CONHECIMENTO!

CITAÇÃO: “ Todos que nascem, nascem com uma missão em comum: evoluir como ser humano e não destruir! Por isso, alguns acreditam que não é preciso guerras para melhorar o mundo, elas, na verdade, só destroem mais e mais. É preciso querer ser melhor a cada dia, só assim farão o melhor para si, e, por consequência, para as coisas do mundo.”(págs. 196/197)


CITAÇÃO: “- Não precisamos de motivos para sorrir – falou, sentando-se numa das escadas da varanda. – Existem pessoas que se olharmos de primeira vista vamos pensar que são felizes e que nada lhes falta, porque estão sempre alegres e sorridentes; mas a verdade é que elas tem problemas como todo mundo, a única  diferença é que sabem que para seguir adiante é preciso equilíbrio e que só há um jeito de resolver um problema: enfrentando-o. Com calma, é claro!” (pág. 218)


NOTA: 4,8 de 5,0
 
Rudynalva

Um comentário:

  1. Parece ser bem legal, já tinha lido alguma coisa a respeito e fiquei bem interessada em ler... :)

    BJão e bom final de semana =^.^=

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...