sábado, 8 de outubro de 2011

Resenha: Um Longo Caminho para Casa

Título original: The Long Road Home
Autor: Danielle Steel
Nº de páginas: 368
Editora: Record
Avaliação: 5/5


Forte. É a palavra que mais se adequa a esse livro, pelo menos aos primeiros capítulos. A horrenda vida a que Gabriella, uma criança, é submetida, apanhando da mãe até sangrar e ter ossos quebrados por que esta inexplicavelmente a odeia, faz o leitor chorar muito mesmo, começando logo nas primeiras páginas.

O pior para a protagonista é que sua dor não termina na infância. Ela apenas é interrompida por alguns anos, até que, em busca da felicidade, com a qual não sabe lidar, Gabbie recebe da vida sucessivos golpes, tanto ou até mais violentos e dolorosos que os da infância. O destino decidiu ser cruel com ela e assim faz, magoando-a com todas as pessoas que ama ou as quais deveriam amá-la, e fazendo-a, como diz a autora no livro, ir até o inferno. Sim, pois a de Gabbie não podia ser chamada de vida. Era o inferno e da pior forma pela qual ele pode ser representado.

Lendo a sinópse, eu não conseguira entender o que ali queriam dizer com "encarar o passado de frente", mas no final da história compreendi. Quando vai em busca de sua história, Gabriella recebe, entre outras coisas, a frieza do pai. A volta para casa parece impossível depois de todo o sofrimento. "E Gabbie sentia-se estranhamente em paz agora, enquanto ouvia as palavras de Frank. Sabia que afinal chegara ao fim da estrada, e que agora podia ir para casa. Chegava ao fim de uma odisseia que levara vinte e três anos para completar. (...) Tinha querido saber as respostas, e tinha tido a coragem de passar pelas provações que lhe custara chegar ali. (...) Ela era mesmo forte".

Para mim, "Um Longo Caminho para Casa" só pode ser inesquecível. E forte. Impossível conter as lágrimas. E a história é tocante; a dedicatória, linda. Um livro para recordar. E também para mim, Gabriella Harrison é a maior heroína já criada por Danielle Steel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...