sábado, 26 de novembro de 2011

AS TUMBAS - Enrique Medina



Esse livro é uma autobiografia publicada em 1972 pelo escritor argentino Enrique Medina. O autor relata como foi o período de sua infância e adolescência passado em reformatórios. No Brasil o livro foi publicado em 1974 e logo em seguida apreendido pelo então Ministro da Justiça, Armando Falcão, por que será?


Não havia muita diferença entre os reformatórios pelos quais passou a não ser que alguns eram mais limpos que outros, a rigidez, porém, estava excessivamente presente em todos. Os internos se dividiam em grupos de acordo com a faixa etária tendo como líder o que mais se impunha.



O livro é tocante quer pelo relato das torturas e castigos sofridos, quer pelas transgressões praticadas ou das quais eram vítimas. É tocante, ainda, ao mostrar quão grande é a força que une os membros de cada grupo que fazem de tudo para se protegerem mutuamente, inclusive punindo severamente a quem cometer qualquer ato que contra um dos seus.


Talvez o autor pudesse ter citado menos situações de violentações e castigos sofridos pelos meninos, apesar de acontecerem com pessoas e por motivos diferentes os atos em si eram os mesmos, ficou meio repetitivo, mas, nada que estrague o valor da obra. Terminada a leitura fica a pergunta: até que ponto um reformatório realmente ajuda alguém?


Livro recomendado para quem gosta de histórias fortes.


bj da angel ;)

2 comentários:

  1. Olá, venho lhe convidar para "Estante Premiada".
    Você manda a foto de sua estante, ou lugar onde você guarda seus livros, e concorre ao livro "Fantasmas do século XX" .
    Acesse: Imaginayre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei do poste, já li esse livro!

    flor passa lá no blog? está rolando sorteio de 10 esmaltes: http://nacaoesmaltada.blogspot.com/

    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...