sábado, 26 de novembro de 2011

LIVRO "DOENÇA E CURA" - FABIAN BALBINOT (AUTOR NACIONAL)

LIVRO  : “DOENÇA E CURA”
AUTOR: FABIAN BALBINOT
EDITORA ALCANCE
PÁGINAS –253
Edição  201O
CATEGORIA: ROMANCE TERROR
ISBN – 978-85-7592-202-6


Doença e Cura

CITAÇÃO: “ ‘Vocês são as aranhas’, havia dito o demônio, com sua voz tão seca quanto o seu corpo. ‘Os outros, os vivos, são as moscas que vocês capturam... e eu sou a vespa da terra. Assim como vocês precisam das moscas... eu preciso de vocês...’ ” (pág. 8)

CITAÇÃO: “’Sou o sangue, e o sangue é a dádiva. É ele que me permite andar, respirar, estudar e compreender, mesmo depois de morto. Sim, pois estou morto. O sangue, a dádiva impede que este corpo se deteriore, por enquanto. E em troca, este corpo morto trabalha e estuda, visando engrandecer a dádiva ainda mais’.”(pág.37)


RESUMO SINÓPTICO:  Em um submundo de sombras e poder, onde os vampiros são reais, surge uma entidade desconhecida, que perambula em uma incansável busca pelo sangue eterno dos mortos-vivos, enlouquecendo-os com pavores semelhantes aos que eles costumam infligir aos seres humanos, e usando os próprios humanos como iscas para atraí-los...
Em uma cadência evolutiva surge a Dádiva que alimenta-se de vampiros. Estes começam a ficar apavorados, pois achavam-se o topo da cadeia alimentar e começam a observar seus irmãos serem mortos por uma doença infiltrada no sangue deles. Esse mesmo sangue que vai alimentar a Dádiva.
Os vampiros passam a ser portadores de algo que consome todo seu sangue e o exauri do organismo de dentro para fora, ocasionando dores, lacerações e alterações em seus super poderes. E assim a dádiva vai alimentam-se não apenas fisicamente, mas de todo conhecimento adquirido pelo portador, que a essa altura não necessariamente precisa ser vampiro, os humanos também fazem parte desse ciclo evolutivo...

CITAÇÃO: “E hoje ainda é mais fácil do que antigamente. As pessoas estão com suas mentes cada vez mais fracas. Não há mais concentração e autocontrole nessa correria urbana diária que o ser humano moderno criou para si mesmo, em busca de dinheiro e felicidade. Os seres humanos normais cada vez mais não passam de vermes sem determinação, preocupados com banalidades como cumprir a agenda diária e garantir emprego, ou com pegar o próximo trem, ultrapassar o carro que está na frente, não borrar a maquiagem, não deixar que o cabelo fique despenteado do modo ERRADO, tomar os três comprimidos nos três horários EXATOS que foram prescritos pelo endocrinologista... Quanta besteira.”(pág.59)

 CITAÇÃO: “’Todas as criaturas da natureza estão sujeitas aos mesmos ciclos. As criaturas oníricas, as criaturas diabólicas, fantasmas, espíritos, demônios, o que é visível e o que não é, todos estão, de um modo ou de outro, presos ao intransponível ciclo natural que torna uns maiores e relativamente mais importantes do que os outros’.” (pág. 81)

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: Doença e cura trata da evolução de uma forma diferenciada, com uma nova conotação. Mostra, com uma linguagem descontraída, e, em determinados momentos, até com humor,o terror, o medo e a catástrofe do desconhecido. Como a evolução pode ser dolorosa, cruel e intolerante aos que se acham superiores e como sempre tem algo ainda mais superior que pode atacar e consumir a estabilidade aparente do que se conquistou.

Implicitamente demonstra o quanto o ser humano considera-se superior, ao tempo que mostra as vulnerabilidades, inferioridade e insignificância com suas regras tolas, vidas superficiais e objetivos infundados. Os vampiros surgem como uma ‘raça’ superior aos humanos, carregados de super poderes, ao tempo que tem suas vulnerabilidades também, sem poder exporem-se ao sol e por se alimentarem se sangue. Ainda assim, consideram-se o topo da cadeia alimentar.

O livro é simplesmente fantástico e surpreendente. Tem vasto vocabulário e mostra o quanto o autor é inteligente e culto. Fala de críticas políticas, mostra conhecimento de medicina, psicologia, espiritualidade e até de moda, uma gama infinda de cultura adquirida e transporta esses conhecimentos ao livro.

E não apenas nesse aspecto, também na elaboração do texto o autor dá um  show de versatilidade. Os dois primeiros capítulos escritos em forma de contos, o terceiro capítulo escrito em narrativa de primeira pessoa, em um diário no computador e no quinto capítulo, utiliza-se de um roteiro teatral para transcrever os acontecimentos. 

Forma de escrita para todos os gostos. Sem contar que faz um relato detalhado sobre as experiências e o funcionamento da sobrevivência na terra. Excepcional! Os capítulos iniciam-se com pequenas estrofes de letras de músicas correlatos ao assunto do capítulo, interessante forma de começar a narrativa.

O único ponto a desejar fica por conta da diagramação. As 253 páginas, divididas em 7 capítulos, bem poderiam ser 500. As linhas ficaram juntas demais, não chegaram a deixar o livro cansativo, entretanto, dificulta a engrenagem da leitura. Quanto mais se lê, menos as folhas andam; superado pelo enredo original e único no gênero, o erro torna-se superável.

Leitura mais que recomendada,corrobora ainda mais  o valor dos autores nacionais.


CITAÇÃO: ”Talvez fosse o medo que a caça tem quando se encontra face a face com seu caçador que privasse qualquer vampiro da razão.
O anti-vampiro era isto mesmo: o caçador da razão.
A peça que a evolução pregava no que era tido como sobrenatural.
A assombração das assombrações.
O horror máximo.
O terror absoluto.” (pág. 225)

CITAÇÃO: “ ‘Talvez o mundo não esteja no fim, mas é fato que ele vem perdendo a graça, e a decência. Tudo o que se vê por aí é feito de lixo e estrume. Tudo é descartável, imprestável, irrelevante. Os seres humanos ridículos e mesquinhos que ampliaram sua ocupação na Terra em dez vezes durante um século... eles estão destruindo tudo, ambiente, outras espécies, lugares, inclusive eles mesmos, suas culturas, sua pretensa sociedade, em troca de uma vida sem sentido, de prazeres fugazes, confortos e ineptidão, de pressa para se chegar em lugar nenhum, de crença em ideais controversos e em milagres e deuses que não existem e que foram inventados apenas para perdoar as extravagâncias  da própria espécie. [...]’ “. (pág. 247).

NOTA: 4,9/5,00


Contatos do autor:  


Cheirinhos:)
Rudynalva

5 comentários:

  1. aDorei Rudy...
    Adoro suas resenhas...

    No meu blog tem um super sorteio de natal: http://palavrasaventureiras.blogspot.com/2011/11/sorteio-de-natal.html
    passa lá...
    Bjs =***

    ResponderExcluir
  2. Humm bacana este livro!
    Boa tarde tenha uma semana maravilhosa abraços
    Obrigado por visita o CNA Amandio relações publicas http://clubnovosautores.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ta aí um livro que eu realmente quero ler.
    Ele parece ser ótimo *-*

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!!! Tudo bem???

    Estamos aqui para te avisar que esta rolando um Mega Promo de Natal em nosso blog, a Vitrine de Promoções e vamos sortear 05 livros até o final do ano, sendo 1 livro por semana. Para participar é moleza, acesse http://vitrinedepromocoes.blogspot.com/2011/11/mega-promo-de-natal-da-vitrine-de.html e confira as regras!!!!!!

    Desde já agradecemos a atenção.

    Beijoss!!!!!

    Vivian Pereira / Irene Moreira
    www.vitrinedepromocoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amigos!
    Adoro quando vem comentar na rsenha!
    Vou visitar todos os blogs.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...