domingo, 6 de novembro de 2011

PACIENTE PARTICULAR - P.D. James

Titulo Original: The private patient
Tradução: Fernanda Abreu
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 477
Ano: 2008
ISBN: 978-85-359-1502-0
Gênero: Romance Policial

Rhoda Gradwyn é uma jornalista investigativa, que carrega há mais de 30 anos, uma cicatriz em seu rosto, lembrança amarga de seu passado cruel e doloroso, que ela está disposta a eliminar. Para tanto, procura o renomado Dr. Chandler-Powell para realizar esse novo passo em sua vida. Mas a austera mansão Cheverell Manor, adaptada como clínica cirúrgica, esconde entre seus limites lendas sobre bruxas queimadas, brigas por dinheiro e ganância. Nessa atmosfera que Rhoda vai para a sala de cirurgia, e pensando ser o início de vida nova, mal pode imaginar que seria o último dia de sua vida.

Fatos são revelados e segredos vêm a tona, muito mais para complicar do que facilitar a árdua tarefa da equipe de investigação chefiada pelo Inspetor Adam Dalgliesh de descobrir o que se passou na fatídica noite de sexta-feira, 14 de dezembro.

Finalmente, eu consegui me livrar da má impressão que tinha de PD James! Foi difícil, afinal, tentar ler um mesmo livro (A Chantagista) por duas vezes e não chegar nem à metade, foi chato na época.

Lendo esse Paciente Particular, eu pude descobrir o que me fez, no primeiro contato com a escritora, parar a leitura pela metade: o fato de ela descrever tudo minimamente, em cada detalhe, tanto da cena quanto dos personagens, como se ela não tivesse a intenção de deixar o leitor supor nada a respeito.

Bem, isso para mim, não foi problema nesse livro. Consegui passar por cima dessas frescuras todas, e apreciei a obra em sua essência: o clima, o assassinato, a vitima, os suspeitos... E, fiquei tão satisfeito com a resolução, que perdoei um ‘pós-solution’ (inventei essa expressão agora... e acho que não saberia explicar sem cometer spoilers... rsrs) de 50 páginas, lançando vez ou outra uma frase de efeito, ou liçãozinha de moral!

E por fim, mais um resultado positivo: tenho mais uma escritora para ler a coleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...