quinta-feira, 1 de março de 2012

A MORTE DO TURISTA – Rex Stout


Comprei esse livro sem saber que já o havia lido antes no original. Novamente vêm à tona as sutis questões de tradução, uma vez que “Death of a Dude” foi traduzido como “A Morte do Turista”. “Dude”, como informa o dicionário, quer dizer “almofadinha, janota, pessoa que vive na cidade grande”. Como você teria traduzido o título desse livro?

Mas os problemas de tradução ficam pequenos quando se trata de uma das mais deliciosas séries policiais de todos os tempos. A dupla Nero Wolfe & Archie Goodwin, criada por Rex Stout, não faz feio mesmo se comparada aos pilares do gênero: Holmes & Watson, Poirot & Hastings...

A figura de Nero Wolfe, por si só, já é suficiente para chamar a atenção. Considerado um gênio por todos que o cercam, inclusive por ele mesmo, Wolfe não economiza nos comportamentos excêntricos associados à genialidade. Odeia sair de casa, evita apertar as mãos das pessoas ou qualquer tipo de contato físico e não admite interrupções durante a hora e meia diárias que dedica ao cultivo de suas amadas orquídeas. Isso só para citas algumas de suas manias mais conhecidas.

Mas o apelo maior nas aventuras de Wolfe fica por conta mesmo é do fiel escudeiro e narrador, Archie Goodwin. É a narrativa leve, irônica, engraçada mesmo, o que torna a leitura tão irresistível. O estilo lembra um pouco o de outro mestre americano do romance policial, Raymond Chandler e seu “tough guy” Phillip Marlowe. Para quem ainda não leu nem um nem outro, a melhor referência desse estilo muito pitoresco de romance policial é o nosso brasileiro Ed Mort, criação de Luís Fernando Veríssimo, que é basicamente uma paródia desses clássicos.

O que dá aos romances de Rex Stout um sabor único é a combinação da ironia e do rude bom-mocismo de Goodwin com a genialidade excêntrica de Wolfe. Dificilmente o leitor sairá decepcionado.

Esse “A Morte do Turista” talvez não seja o mais indicado para quem ainda não leu nada do mesmo autor, mas só porque a trama constitui uma exceção à regra e apresenta nossos heróis fora de seu contexto. Nessa história, Wolfe é obrigado a abandonar o conforto de sua casa em Nova Iorque para investigar um homicídio cometido em Montana, berço do “oeste selvagem”... Esse é o único senão, pois de resto a diversão, o suspense e as gargalhadas estão garantidas, como sempre!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...