domingo, 25 de março de 2012

O ÚLTIMO ATO DE ESME LENNOX - Maggie O'Farrell



A história conta a vida de três mulheres: Íris, sua avó Kitty, e sua tia-avó Esme.


Kitty sofre de Alzheimer e vive numa clínica especializada. Íris mora sozinha e sua tia-avó, Esme, ao receber alta do hospital psiquiátrico onde esteve internada por 61 anos, vai morar com ela.


Esme foi uma criança rebelde e quando adolescente, então... Não aceitava normas facilmente e se recebia um castigo tomava atitudes drásticas. Seu comportamento nunca era o que se esperava, quer em casa, quer no convívio social. Ela era o desgosto da família. Os transtornos que causava eram tantos que seus modos de uma pessoa que "via mais longe" acabou sendo interpretado pelos médicos como esquizofrenia e, assim, seus pais a internam numa clínica psiquiátrica.


A escritora foi muito feliz na criação dessa personagem, aliás, das outras duas também. Esme tem uma visão do mundo tão simples e ao mesmo tempo tão profunda que chega a ser chocante.


A linguagem indireta usada na narração que é feita pelas três mulheres permite, ao se reler alguns trechos, uma interpretação diferente da primeira leitura e isso dá muitas asas à imaginação .

Maggie O' Farrell


No início, a leitura é um tanto quanto estranha porque o livro não tem capítulos e isso dificulta um pouco, às vezes, um parágrafo termina com uma delas falando e o próximo começa com uma das outras duas, mas, a história é tão envolvente que logo, logo, é possível identificar sem maiores problemas qual delas está falando.


A autora conta a história de tal forma que é difícil pensar tratar-se de ficção. É uma história linda! Muito linda! Recomendadíssimo!

bj da angel

Um comentário:

  1. oie,
    Achei a capa meio feinha, mas a história parece ser de alta qualidade. Ainda vou ler, pois fiquei bem curiosa. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...