sábado, 7 de julho de 2012

Maus Hábitos: Resenha de As Freiras que só ouvem rock de Manoel F. dos Santos



Freira armada

As freiras que só ouvem rock é uma trama interessante, forte e rápida, que nos leva a refletir sobre decisões momentâneas que podem parecer inofensivas e ainda sim marcar o nosso destino e de outras pessoas.

No início da estória, conhecemos seis jovens de classe média que desfrutam de uma vida normal e tem um futuro promissor. Ao sair de uma festa decidem apimentar a noite cometendo um delito que em suas visões obtusas não seria grave e sem consequências, seria tão somente diversão. Tudo ocorre de acordo com o planejado no primeiro delito, mas a ausência de sensatez e a paixão pela adrenalina os lança em uma espiral descendente transformando suas vidas em um misto de medo e arrependimento. 


As freiras que só ouvem rock de Manoel F. dos Santos
As freiras que só ouvem rock

O livro é harmonioso e bem estruturado em muitos sentidos, o texto em si é pequeno, e toda a história se passa em 88 páginas. Pois sua principal característica é a leveza e celeridade, que agregam emoção, angústia e suspense. Senti uma proximidade muito grande com a mente do autor pelo fato de o enredo ser fortemente carregado com tons de moralidade. A obra visa claramente discutir o papel do jovem na sociedade e a consequência de suas atitudes. Essa característica em particular me agrada por agregar ao texto ares de tratado sociológico e por buscar levar ao leitor uma breve reflexão sobre nossos direitos e deveres. 

Um ponto negativo que posso indicar é que em alguns momentos, talvez para preservar a velocidade do texto, alguns poucos fatos podem ser entendidos como grande coincidência, apesar desses detalhes não prejudicarem em nada o texto como o todo, não escapa despercebido aos olhos mais atentos.  

A estória se passa quase toda na cidade de Campinas-SP, os cenários não chegam a ser descritos em detalhes pois o autor preza pela simplicidade e se limita ao necessário, pois são locais simples, como bares, delegacia e residências, que seguindo o raciocínio, é fácil concluir que nenhum deles necessita de maiores explicações. O leitor habituado a literatura mais densa pode considerar a simplicidade do texto como um fator negativo, porém é difícil tirar o mérito do estilo adotado diante do resultado.

Sobre os personagens
Apesar da trama ser inicialmente centrada nos jovens amigos, existe uma gama de personagens cujo as personalidades e papéis na estória são bastante distintas e a forma como isso foi retratado é bastante interessante. Pois de uma forma ou de outra todos são afetados pelos acontecimentos que se desenrolam. Além do mencionado, também há o fator psicológico dos jovens protagonistas, dos familiares, das vítimas e de todos os que voluntariamente ou involuntariamente são envolvidos na trama principal. Fica evidente os sentimentos de companheirismo entre si e a decepção que corrói seus familiares, emprestando uma dimensão pessoal aos fatos, fator crucial para o envolvimento do leitor.  

O objeto em si, o livro
É bastante leve e fino, como podem imaginar pelas características abaixo, o acabamento não é perfeito, mas talvez pela pequena quantidade de páginas ele  proporcione esse conforto na leitura, apesar das páginas bem brancas.

Título: As freiras que só ouvem rock
Autor: Manoel F. dos Santos
Editora: Clube de autores
Número de páginas: 106 
Edição: 1(2011) 
Formato: A5 148x210 
Coloração: Preto e branco 
Acabamento: Brochura c/ orelha 
Tipo de papel: Offset 75g


Entre na página da editora e veja o que as pessoas estão falando sobre esse livro: 

Mais textos e resenhas em: http://anatomiadolivro.blogspot.com.br/


Um comentário:

  1. o livro é super curtinho né?! mas a trama parece bem interessante!!

    Bom final de semana!
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...