sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O talismã - Stephen King & Peter Straub


Estou com uma certa dificuldade em sair do campo de fã inconteste desta obra e ter um certo distanciamento para falar sobre ela. (Do King tenho meus preferidos: este, que é o que mais gosto, "A dança da morte" e "A coisa", grande tríptico, verdadeiros calhamaços que chamo de bíblias). Tenho saudades destes antigos do King.

É escrito a quatro mãos com Peter Straub, outro monstro do terror moderno. 

O livro narra a aventura de Jack Sawyer (alguém lembrou do seriado "Lost" - pois não é mera coincidência) um garoto de 12 anos, em busca de um "talismã" que poderá salvar a vida de sua mãe e de quebra de toda a humanidade. Ele terá que atravessar os Estados Unidos e encontrar um lugar mítico - os Territórios - onde habitam os "duplos" das pessoas que vivem na Terra. Pode-se perceber aí grande semelhança com "O senhor dos anéis", onde diversos seres tentam evitar que o "Um Anel" caia em mãos erradas. O mesmo se dá aqui, pois o talismã será o fiel da balança, podendo dar poder absoluto para o bem ou para mal, dependendo de quem o detiver. Caso o representante do mal o consiga, poderá conquistar não só essa dimensão, como estenderá também seu poder ao mundo real, à Terra.

O realismo fantástico toma conta dessa aventura que tem continuação em "A casa negra", mas não tem o mesmo fôlego desta. Também conseguimos vislumbrar vários detalhes deste na imensa obra "As torres negras", uma série de 7 livros de King. Mas não precisa ter em mãos isso tudo para se deliciar, basta apenas este.

Fico esperando ansioso um filme, no estilo "O senhor dos anéis" para este, com Peter Jackson na direção. Sonhar não custa nada.

Peço a vocês que reparem bem na personagem "Lobo", antológico amigo de Jack, fiquei maravilhado.



2 comentários:

  1. Um deleite essa sua resenha, querido, preciso ler esse livro, estou para começar a leitura do 3o volume de A Torre Negra, já leu os 7 volumes?

    bj da angel ;)

    ResponderExcluir
  2. Que nada querida Angel, tenho todos, mas ainda tenho alguns livros na frente para ler. Sem sombra de dúvidas que os lerei, assim como "As crônicas do gelo e do fogo" de George R.R.Martin.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...