sábado, 27 de outubro de 2012

NA RUA EM QUE VOCÊ MORA – Mary Higgins Clark



O mote do livro é bem interessante: será possível um assassino reencarnar mais de um século depois e voltar a encenar seus antigos crimes?

Essa é a pergunta que a comunidade de Spring Lake se faz quando o corpo de uma jovem desaparecida é encontrado junto com os ossos centenários de uma outra jovem, desaparecida há 110 anos...

A advogada Emily Graham, como tataraneta da primeira vítima, toma para si a tarefa de desvendar a série de crimes cometidos no passado. Nada mais adequado, pois o atual assassino parece tê-la escolhido como a próxima vítima...

Como sempre nas histórias de Mary Higgins Clark, a trama é conduzida com competência, deixando o leitor interessado para chegar ao final e descobrir a solução do mistério (que não é tão difícil de solucionar). A impressão que tive foi a mesma em outras leituras da mesma autora, a parte do suspense sobrepõe-se ao mero “whodunit” (o jogo para descobrir o assassino).

Um recurso que achei interessante foi a de começar a história dando a impressão de se tratar de uma sequência de um livro anterior, foi um bom truque para acelerar a trama e iniciar o relato já no meio da ação praticamente.

Uma reflexão à parte foi por conta dessa questão da reencarnação, abordada bem por alto no livro. Mas em sua superficialidade, essa abordagem trouxe um pensamento bem interessante:

“(...) enquanto muitas pessoas acreditam que a reencarnação lhes dá incontáveis oportunidades novas de continuar a viver, outros a consideram um grande peso.

“Os hindus (...) têm absoluta certeza de que serão reencarnados. Querem desesperadamente quebrar o ciclo de nascimento e renascimento, estancar o processo. Por essa razão, estão dispostos a suportar severas restrições auto-infligidas e os mais exigentes tipos de práticas espirituais para alcançarem a libertação.”

Nada como ver um terreno familiar pelos olhos de um estrangeiro! Certamente alarga os horizontes.

Quanto ao livro, certamente é uma boa diversão!



***///***
Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:
http://youtu.be/Umq25bFP1HI

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):


Um comentário:

  1. Fabinho!
    Gosto muito da forma como a Mary Higgins entrelaça a trama e torna o suspense aprazível.
    Valeu pela resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...