LIVRO : "ESTOU
COM SORTE - Confissões do funcionário número 59 do Google".
TÍTULO ORIGINAL: "I'M FEELING LUCK"
AUTOR: DOUGLAS EDWARDS
TRADUÇÃO: MARIA ÂNGELA AMORIM DE PASCHOAL
EDITORA : NOVO
CONCEITO
PÁGINAS – 477
1ª IMPRESSÃO 2012
CATEGORIA: CULTURA ORGANIZACIONAL/HISTÓRIA/MARKETING
AMERICANO
ASSUNTO: NÃO-FICÇÃO/NEGÓCIOS
ISBN: - 978-85-8163-002-1
CITAÇÃO: "Egos, sim, isso existia em abundância, mas
não havia Napoleões construindo seus impérios pessoais. Briguinhas surgiam por
causa de convicções, não pela sede de poder. Nunca vi usarem o armamento pesado
que eu havia presenciado em outras empresas, onde cabeças decepadas enfeitavam
estacas em volta de domínios fortificados. Engenharia era engenharia. Marketing
era marketing, estava claro de que lado você ficava. Infelizmente, minha
previsão sobre a política de desenvolver com o crescimento não levou em
consideração a taxa de crescimento do Google. Em vez dos anos que eu havia
previsto para que isso acontecesse, foi apenas uma questão de semanas para que
as primeiras barreiras e guardas de fronteiras aparecessem." (pág. 84)
ANÁLISE TÉCNICA:
-CAPA = É simples, porém tem tudo haver com o livro. É uma
espécie de reprodução da formatação do Google. Capa branca com título em letras
coloridas.
(nota: 4,00 de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO: As
letras pretas, algumas partes em negrito e folhas amarelas, o que facilitou a
leitura do livro tão extenso.
Bem completa a diagramação com: Sumário, introdução,
dividido em 4 partes e 26 capítulos numerados e com títulos, cronologia, glossário
e agradecimento.
Formato/Acabamento: 16x23x3,2
Peso: 0.672 kg
(nota: 4,00 de
5,00)
- ESCRITA: Narrativa em primeira pessoa pelo próprio
Douglas contando sobre as experiências do funcionário 59 do Google entre os
anos de 1999 e 2005. Não é uma leitura enfadonha.
(nota: 4,00 de 5,00)
CITAÇÃO: "O Google tinha atingido um marco cultural .
A empresa cresceu tanto que Larry e Sergey não tinham mais tempo para
entrevistar cada candidato pessoalmente. Isso provou ser um problema para
Larry, uma semana depois, quando ele visitou nosso escritório de nove pessoas
em Nova York. Eles se recusaram a deixá-lo entrar, pois não acreditaram que ele
era quem dizia ser." (pág. 239)
RESUMO SINÓPTICO:
"Comparar
o Google a um negócio comum é como comparar um foguete a um Edsel. No seu
começo, o Google abraçou extremos — dias infindáveis abastecidos com comida
farta e de graça, debates infindáveis baseados em dados, e jogos de hóquei de
tirar sangue. Os líderes recém-formados da empresa procuravam mais do que
velhos caminhos para o sucesso; eles queriam disponibilizar toda a informação
do mundo para todos instantaneamente. O Google, como o Big Bang, era algo
único, uma liberação explosiva de inteligência bruta e inigualável energia
criativa, e enquanto outros descreveram o que o Google conquistou ninguém
jamais explicou como era se sentir fazendo parte disso. Pelo menos até agora.
Douglas Edwards, o funcionário numero 59, oferece uma primeira visão por dentro do que era ser um Googler. Experimente a mistura enervante de camaradagem e competitividade enquanto Larry Page e Sergey Brin, os jovens e idiossincráticos parceiros da empresa, criavam uma estrutura famosa pela sua não hierarquia, pela luta contra a sabedoria convencional, e a corrida para implementar uma miríade de novos recursos, enquanto, tranquilamente enterravam ideias passadas e produtos danificados. Estou Com Sorte captura pela primeira vez a cultura autoinventada da mais transformadora corporação do mundo e oferece um acesso único às emoções, particularmente as tensões, experimentadas por aqueles que construíram da noite para o dia uma das marcas mais conhecidas do mundo." (Usei a sinopse do próprio livro por estar bem completa).
Douglas Edwards, o funcionário numero 59, oferece uma primeira visão por dentro do que era ser um Googler. Experimente a mistura enervante de camaradagem e competitividade enquanto Larry Page e Sergey Brin, os jovens e idiossincráticos parceiros da empresa, criavam uma estrutura famosa pela sua não hierarquia, pela luta contra a sabedoria convencional, e a corrida para implementar uma miríade de novos recursos, enquanto, tranquilamente enterravam ideias passadas e produtos danificados. Estou Com Sorte captura pela primeira vez a cultura autoinventada da mais transformadora corporação do mundo e oferece um acesso único às emoções, particularmente as tensões, experimentadas por aqueles que construíram da noite para o dia uma das marcas mais conhecidas do mundo." (Usei a sinopse do próprio livro por estar bem completa).
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:
Confesso que fui surpreendida
por esse livro. Demorei muito para começar a lê-lo, pois quando olhava para ele
pensava: 'deve ser uma leitura bem chata, principalmente por falar de assuntos
tecnológicos; vou ler outro, depois o lerei', e assim foi por vários meses, até
que tive coragem de começar a leitura e foi rapidinha e boa.
Douglas consegue relatar a história do Google, que há
princípio não tinha grandes ambições e acabou se tornando a grande potência
atual; tinha como objetivo descentralizar a informação e dar acesso igualitário
a todos através da pesquisa aberta.
Ao tempo que mostra o funcionamento do Google de forma mais
técnica, o que a mim proporcionou aprendizado, como se formou o Orkut e o
Blogger, o autor mostra o quanto suas experiências profissionais influenciaram
na mudança de postura em relação a vida e suas perspectivas de futuro. A meu
ver um lado bem interessante de como evoluiu e quebrou paradigmas, acredito
mesmo que talvez esse tenha sido o real sentimento de escrever o livro: passar
ao leitor um pouco de sua vida e mudanças.
Claro que para quem gosta de tecnologia , aprender um pouco
mais sobre como se utilizar das ferramentas disponibilizadas pelo Google é um
adicional indispensável.
Gostei!!!
NOTA : 4,00 de 5,00
BOOKTRAILLER:
O AUTOR:
Foi o diretor de marketing do consumidor e gerenciamento de
marca do Google de 1999-2005 e foi responsável por estabelecer o tom e a
direção da comunicação da empresa com seus usuários. Antes de se unir ao
Google, Edwards foi o gerente do grupo de marca on-line do San Jose Mercury
News e correspondente do Novosibirsk para o programa de rádio público
Marketplace.
Cortesia Editora Novo Conceito!
cheirinhos
Rudy
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