sexta-feira, 29 de março de 2013


A SOMBRA DO VENTO – Carlos Ruiz Zafón


Confesso que não sou muito de ler bestseller...mas sabe que esse adoreiiiii!!! Esse espanhol me pegou de castanholassssss na mão. 850.000 exemplares vendidos em  17 paises e com 2 prêmios...é digno de pelo menos uma olhadinhaaaa né? Sua prova poética irônica me encantou...olé toureirosssss. Ahahah

Obra editada em 2001, com titularidade original 'La sombra del viento' traz de tudo um pouco... abismos, aventura, mistério, romance. O enredo se passa em Barcelona nos anos 40, e fala de um menino órfão de mãe, que ao completar 11 anos ganha do pai  (dono de um sebo de livros) de presente, uma ida a uma biblioteca secreta no centro da cidade, chamada de Cemitério dos Livros Esquecidos. É de tradição que quem vá seguir esse caminho dos livreiros, escolha uma obra e nunca a venda ou a  abandone. Assim fez o pai com seu suposto seguidor.

Lá o menino escolhe um volume de A Sombra do Vento de Julian Carax, e se encanta pela fala do autor. Começa então uma busca por outras obras da mesma autoria....é aí que descobre que alguém vem queimando tudo do autor. Tendo em suas mãos o suposto último exemplar, o medo o toma. Mas mesmo temendo se aventura a encontrar o mistério de Carax...

Personagens múltiplos, juntam-se ao menino nesse desvendar da verdade por uma década. Aos poucos a história de Carax vai se desvendando e se desenrolando um grande romance secreto do autor. Amor este, onde o confronto de classes está presente. A medida  que o menino vai crescendo, sua vida vai se transformando idem a da história contada na obra.

A obra também cita momentos da ditadura de Franco, conflitos políticos, liberdade...tudo dentro de uma atmosfera enigmática e envolvente, que só Barcelona poderia ter, com seus palácios arrepiantes, seus casarões esquecidos, ruas macabras e de escuridão intensa.
O final é realmente surpreendente...mesmo para mim, que sou uma compulsiva em leitura. Gente...adoreiiiii. Percam esse tempo e leiam essa obra.


Nós existimos enquanto alguém se lembra de nós. (Carlos Ruiz Zafón)

7 comentários:

  1. Adoro livros que contam histórias que envolvem livreiros, donos de livrarias, colecionadores de livros e sobre eles mesmos.

    Já leram As Memórias do Livro de Geraldine Brooks, Moon??? É lindo!!! A Misteriosa Chama da Rainha Loana do Eco acho que já leu. E O Guardião dos Livros de Cristina Norton? Este, estou lendo e adorando, fala da chegada dos livro no Brasil. :)Apesar de todos abordarem histórias que envolvem livros são muito diferentes e é difícil escolher a mais bonita.

    A Sombra do Vento ainda não li, mas o farei em breve.

    Bela resenha, menina! bj da angel ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EitA Angel!
      Dando um 'baile' nas leituras.
      Gostando de ver você comentando nas resenhas, se puder comentar nas que faço, agradeço, né? É sempre bom receber um pouco de pretígio...kkkkkk
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
    2. Fica braba com minha anja madrinha não... ela está só me incentivando a postar. É uma artimanhaaaa. ahahah
      Eu estou sempre pelas suas resenhas e blogs, tanto como Moon como Madame X para aprender com sua intensa experiência. E sempre me sinto acarinhada pela sua linda troca. Tu não precisa mais de prestígio, já é uma mestra nisso aqui, e é sempre um prazer e um maravilhoso ensinamento ler tudo que tu escreve. :)
      Bjs

      Excluir
  2. Bem...o do Eco já fiz a resenha na CRL e posso postar por aqui e Geraldine também, já Cristina Norton podíamos fazer a resenha em duas mãos. É uma experiência bacana. Que acha?

    Bjs celestessss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moon!
      Confesso que ainda não li esse livro, mas gostei muito da forma que resenhou, parabéns!
      E gostei da sua ideia em fazer resenha a 2 mãos com a Angel, vou aguardar.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Livros falando sobre livros... taí o mote que me fez correr acelerado para a livraria mais próxima para adquiri-lo, a metalinguagem me atrai. Antes eu já havia me apaixonado pela capa, queria conhecer este autor espanhol, gosto de sair um pouco do eixo imposto pelas editoras.
    Sem "sombra" de dúvidas (desculpe o trocadilho) esta é a obra que mais gostei de Zafon. Anotei cada palavra de Fermin, tanto que ao final da leitura eu tinha um outro livro, com as máximas deste personagem inesquecível. É imperdível, quem ainda não leu está gastando tempo e dinheiro, rs. Quem já leu sabe do que estou falando.

    ResponderExcluir
  4. Massa hem!!! Também quero ler esse!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...