domingo, 7 de abril de 2013


BIBLIOTECAS CHEIAS DE FANTASMAS - Jacques Bonnet

 

Ensaio com titularidade originalDes bibliothèques pleines de fantômes’ traz ao leitor a reflexão desse brilhante editor, tradutor, teórico da literatura , bibliófilo e grande especialista e autoridade em obras raras....coisa que adorooooo!!!

A obra nos esclarece que um bibliófilo é um apaixonado e obsecado por livros e pela leitura...e isso me interessou e muito. Ainda em suas páginas o autor trata seus livros como seres vivos, que ao serem devorados (lidos) por nós transformam-se fantasmas que viverão eternamente ao nosso lado. Falando dessa forma, parece meio fantasmagórico, mas eu concordo plenamente com o autor. Durmo muitas noites com Dostoiévski, Shakespeare, Tolstói, Lispector, Sartre, Voltaire, Sófocles....mas sabe que me sinto muito feliz por esses assombros. Porém conheço muitos que realmente se assustam mesmo, quando são ‘obrigados’ a lerem alguma obra, principalmente as com muitas páginas. Ahahah

As páginas vão nos abrindo para temas como bibliomanias, arrumação de livros (essa me lembrei da minha amiga Angel com sua ficção pela harmonia do alinhamento ahahah), o verdadeiro amor as bibliografias e a seus personagens (essa sou euuuuu, que gosto mais das bibliografias literárias do que das fofocas da Revista Contigo ou Caras..ahaha).

Com maestria o autor nos faz de confidentes de alguns de seus diversos casos e relação com os livros. Muitos de nós depois de certo número de obras, começamos a termos manias...de arrumação, de catalogação, de encadernação, de harmonia de alinhamento.  Eu tenho mania de catalogar por assunto e tê-los em um caderno anotados na primeira fileira da estante principal...assim, quando dou ou empresto sei exatamente onde, quando e como foi.  Mania que sempre achei louca...mas segundo o autor é normal para os adoradores de livros, porém muito estranho para as outras pessoas. Isso é, ETs literários se reconhecem. Ahaha


Genteee..que delícia ser rodeada por todos esses fantasmas...olhem que sonho de consumo essas prateleiras lotadas de fantasmas. ahah  

A obra também pontua muitas obras importantes esquecidas e desconhecidas para muitos...
As páginas falam como se estivessem vida, sentimentos que se materializam em nossos corações. Que leitor não sentiu por exemplo,  o cheiro do mar lendo  Hemingway,  a angústia latente das personagens de Lispector,  ou a sensação de liberdade e amor com os personagens de Pablo Neruda? Quem nunca ao acabar uma linda e deliciosa obra, ficou ali sentado feliz, com o livro na mão e aquela sensação deliciosa de paz, tentando se desnudar dos personagens e se desgrudar do mundo mágico que viveu em muitas páginas?

Enfim uma obra que fala do amor pelos livros, de como uma obra pode influenciar sua vida e ações, de livros vivos pulsantes que falam mais alto do que a boca, que a política, que a religião, que murmuram em nossos ouvidos verdades deliciosas ...eu me identifiquei muito com a obra. Adorei e recomendo!

4 comentários:

  1. olá adorei seu blog se puder da uma passadinha lá no meu blog e se gostar dele pfv siga-o desde já agradeço.
    http://donskedar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse blog não é meu não. Sou apenas uma antiga colaboradora fanática que ama esse espaço. ahahah

    Bacanaaa seu blog...já fui lá xeretar. Escreve Terror e suspense é? O povo daqui adora esse estilo. Vi que escreveu um livro de poesias '"Let's Versos"...fiquei curiosa. Adorei seu trabalho. Parabéns!



    Aqui somos muitos unidos pelo amor pela leitura.Prazer em tê-lo conosco. Poste uma de suas resenhas, nós vamos adorar lê-la...afinal suspense e terror é adorado por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Moon querida, que MARA!!!! esse livro, me deu vontade de interromper os que estou lendo agora só para me inteirar desses fantasmas.

    E é verdade, à medida que vamos aumentando a coleção dos livros, as manias aumentam proporcionalmente. Ahá lembrou-se que uma das minhas manias é ter os livros bem alinhados, e como é! Normalmente deixo numa prateleira livros do mesmo autor, por exemplo, tenho 3 prateleiras e meia com livros de Agatha Christie, a sequência são livros da mesma edição seguida de outras que obedecem o tamanho dos exemplares, do maior para o menor, claro, sempre terminam com as edições de bolso e cada edição sempre por ordem alfabética de título porque assim, quando quero consultar ou reler algum vou direto na fonte. Como os manuseio bastante sei que tal título é de tal edição, se por acaso não me lembro, a ordem alfabética me leva até ele direitinho. Tenho lista deles no word e quase todos cadastrados no Skoob, etc., etc., etc... Ops, me empolguei.

    Adorei sua resenha menina, e esse livro já está na minha lista de sugestão (a pedido das filhotas) de presentes para o Dia das Mães, bom ser mãe nessa hora, né? ehehe.

    Ao ler sua resenha "me vi" sentada numa aconchegante biblioteca lendo o dito cujo, verdade seja dita, porém, não estaria lendo e sim, conversando com o autor, sentado à minha frente e contando-me as histórias narradas no livro. Ui, viajei... rs...

    Muito lindo, menina, adorei essa dica!

    bj da angel ;)

    ResponderExcluir
  4. Bem vindo, Donnefar, a Comunidade Resenhas Literárias é tudo de bom, apareça sempre. Já estou seguindo seu blog e gostei de ver que escreve suspense/terror é o estilo preferido dos meninos da CRL e o meu também. :)

    bj da angel ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...