quinta-feira, 4 de abril de 2013


LORD JIM – Joseph Conrad




Obra editada por 1 ano em 1899 na Revista Blackwood’s e só mais tarde virou livro.
O autor traz para o leitor uma obra ficcional, mas carregando em seus braços muito das experiências do próprio autor...um verdadeiro lobo do mar.

O protagonista inspirado pela experiência do próprio autor em um naufrágio, é um marinheiro que sofre a experiência de um suposto naufrágio. Ele entra em desespero abandonando a embarcação carregada de mulçumanos em peregrinação a Meca, porém a embarcação não acontece e o marinheiro vai a julgamento sozinho pela deserção. Apesar de outra oportunidade, o marinheiro Jim é obrigado a conviver com a lembrança do seu medo por toda sua vida.


Conhecido como autor que evoca os conflitos do homem, sua busca pela identidade e sua solidão. Nascido na Ucrânia dominada pela Rússia czarista, sendo filho de pais poloneses exilados e maltratados pela guerra, Conrad ficou órfão muito cedo e passou a ser cuidado pelo seu tio. Tornou-se marinheiro aos 17 anos e depois capitão, permanecendo por 2 décadas na marinha vivendo o que mais tarde se tornariam pontos chaves de suas obras. Daí seu amor pelo mar, sua vasta experiência pelos mares asiáticos, e sua intimidade com as histórias contadas e vividas pelos marinheiros, que estão sempre pontuadas em suas obras.  Já li 12 obras de suas 17...e adorei todasss!!!

Tem uma frase do autor que adoroooo. ‘Ser mulher é algo difícil, já que consiste basicamente em lidar com homens.’ ahahahaha

Um comentário:

  1. rarara muito boa essa frase!!!
    Amei a resenha, como sempre um primor Lua amada!
    Desse autor eu li "A Linha de Sombra" e gostei muito, quero ler "O Coração das Trevas" que consideram sua obra-prima!
    beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...