terça-feira, 2 de abril de 2013


O CONDENADO – Bernard Cornwell 

Já tinha lido a obra Azincourt desse mesmo autor inglês e adorei. Seu poder de pesquisa histórica é enorme e eu amooo essa característica literária.

Nessa nova obra, de titularidade 'The Gallow Thief', o autor conta a história do misterioso assassinato de uma condessa na Inglaterra do seculo XIX, que é investigada por um ex-combatente britânico da guerra de Waterloo de nome Sandman. O autor nos deleita com detalhes sórdidos,  descrições e pesquisas perfeitas das mazelas e violências da guerra  da França X Paris vividas pelo oficial. É impressionando a forma como o autor detalha com uma veracidade incrível, a execução de um condenado a forca no começo da obra....esse é o tom do restante de suas páginas.

As páginas vão se abrindo e nos mostrando um  ex-combatente sem lugar e sem rumo, decepcionado pela mudança social e política de seu país após a guerra, que se vê as voltas com o sustento de sua mãe e irmã, dado que seu pai se suicida deixando uma volumosa dívida de jogos. E são essas dificuldades, sua falência social, econômica e familiar, que o faz aceitar investigar a morte misteriosa da condessa...Certo da inocência do único apontado como culpado, um pintor de quadros, Sandman reúne 3 amigos e juntos descobrem um pano de fundo terrível e uma trama muito diferente da história inicial...que poderá impedir o enforcamento do inocente pintor.



A obra prima por detalhes e é de uma pesquisa ímpar. Romance, guerra, violência, corrupção, crime e mistério envolvem essa obra com muita criatividade. Confesso que não gostei tanto quando Azincourt, mas valeu a bela leitura. 

Um comentário:

  1. Moon!
    "...detalhes sórdidos, descrições e pesquisas perfeitas das mazelas e violências da guerra da França X Paris vividas pelo oficial."
    Só isso já vale a leitura.
    Obrigada pela resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...