quinta-feira, 16 de maio de 2013

A NOITE DO LOBO – Alice Borchardt





Essa obra que faz parte dos meus empoeirados, editada em 1999 de titularidade original 'Nigth of the Wolf',  e o segundo volume da trilogia Roma me surpreendeu. Achei que era somente um suspense banal, como aquelas histórias de lobisomens que estamos acostumados a ler. 

O enredo é simples, porém traz uma reflexão muito sensível a respeito do homem animal.
O protagonista nasce lobo, mas ganha o poder de voltar a ser humano e logo aprende que o mundo humano é muito mais perigoso e selvagem que a escuridão das matas onde estava acostumado a viver. E com esse viés gostoso, a autora vai nos abrindo um leque de defeitos e sentimentos humanos que passam dos limites do animalesco selvagem. Entre  corrupção, traição, desamor, desrespeitos, injustiças políticas e sociais, vinganças e muito ódio humano, o ingênuo lobo-homem vai aprendendo e refletindo com o leitor sobre esses tristes sentimentos humanos.

Linda a forma sensual com que a obra delineia a beleza da mulher...na visão do lobo. Entre metáforas e parágrafos poéticos, o lobo homem compara a mulher, a beleza da natureza de forma linda e suavemente lírica. E dentro desse aroma de sedução e beleza, ele esquece o ritual sexual do lobo, mas não seu instinto animal e enfim conhece a magia do amor humano.

Muito simpática a forma como a autora entrelaça a lenda lobisomen com a história grega real, dando a sensação que tudo faz parte de uma fantasia histórica. O explendor dos bosques da Gália, de mãos dadas com as conquistas de Júlio Cesar e a beleza de Roma..Eu adoreiiii e recomendo! Aliás a autora é irmã nada mais nada menos do que Anne Rice. Aquela que escreveu Entrevista com o Vampiro, Rainha dos Condenados, O Vampiro Lestat, Memnoch the Devil....sentiram o nível né?



“Os humanos, em sua cegueira pensam que a inteligência tem um único caminho: o seu! (...) Nenhum de nós é uma só coisa. Não mais do que um arbusto, uma árvore ou inclusive uma má vegetação. Somos uma combinação de muitos fatore, formas, tamanhos, aromas, movimentos e hábitos. Cada um chocando com a consciência do outro...De outros a que nunca vemos.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...