terça-feira, 28 de maio de 2013

O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA



Separados por cinqüenta e três anos, sete meses e onze dias.


"Com o decorrer dos anos ambos chegaram, por caminhos diferentes, à conclusão sábia de que não era possível viverem juntos de outra maneira, nem amarem-se de outra maneira: nada neste mundo era mais difícil do que o amor."




O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA é um incrível e irresistível romance que trata do amor, da velhice e da morte. Ambientado no Caribe, século XIX, na época em que o cólera era uma ameaça invisível, Florentino Ariza conhece Fermina Daza quando tem ainda seus 19 anos e ela 15, compartilham de um noivado às escondidas que durou 3 anos de correspondências cheias de juras de amor. Ele, um simples empregado dos correios, sem atrativos físicos, sem dinheiro, jurou seu amor eterno, mesmo depois que ela, moça rica, bonita e de temperamento forte, num encontro após a volta de uma viagem que foi obrigada pelo pai a fazer para se separar de Florentino, percebe que estivera enganada, que aquele homem que via, depois de tantas cartas trocadas, nada tinha do que sonhava em um pretendente. E mesmo quando ela casa-se com o médico Juvenal Urbino, o amor de Florentino Ariza persiste e espera 53 anos, 7 meses e 11 dias - quando seu rival morre - para ter novamente seu grande amor. E é sobre os percalços do caminho, de mais de meio século, desde a juventude até a velhice, que o livro discorre, passando pelo amor romântico e seus dramas e pelo amor cotidiano e suas banalidades.



A narrativa de Gabriel García Márquez por si só já é o grande atrativo do livro. Seu bom humor, sua crítica ácida, sua poesia e a delicadeza na forma que aborda o tema amor nos prendem a atenção e nos fazem apaixonar pelos personagens. É incrível como ele muda o foco da cena de um parágrafo a outro, transportando o personagem ao passado e logo de volta ao presente, em uma transição que o leitor não sente, tamanha a sensibilidade na abordagem dos temas. Conta a história de forma leve e arrebatadora, simples porém comovente, sem a menor pressa, nos divertindo e emocionando.



O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA sustenta-se sobre a plenitude dos amores eternos, o arrebatamento das paixões adolescentes, os tormentos juvenis e a possibilidade de encontrar o amor na serenidade da velhice. Amores que, em qualquer época, enfrentam comentários frívolos e preconceituosos.



Este belíssimo romance, desafiador das convenções sociais, para mim se revelou um verdadeiro hino ao amor incondicional, total, eterno, persistente, e o mais marcante: amor que não tem idade.


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...