terça-feira, 28 de maio de 2013

TERRA IMPERIAL – Arthur C. Clarke



Uma interessante história do futuro escrita no passado...

O futuro: 2276. O passado: 1973. Para um leitor de 2012, quase quarenta anos depois que a história foi escrita, outras leituras se impõem, além daquela provavelmente imaginada pelo autor como a principal.

Aqui somos companheiros de Duncan Makenzie, clonado na Terra e criado em Titã, uma das luas de Saturno. Ele é convidado a visitar a Terra e participar das comemorações de 500 anos da proclamação da independência dos Estados Unidos. (Esse ponto, aliás, é um dos exemplos de como o foco dado pelo autor foi perdendo um pouco a força com o passar dos anos. Imagino que os americanos fizeram uma big festa por ocasião do bicentenário da independência, pois na época Isaac Asimov também foi inspirado a escrever uma história do futuro envolvendo a celebração...)

A viagem de Saturno à Terra é contada em detalhes, envolvendo um criativo meio de propulsão para a nave. Depois acompanhamos Duncan em sua adaptação à Terra (tanto emocional quanto física, pois a gravidade em Titã é apenas 1/5 da terrestre), em meio a uma possível conspiração de contrabando de Titanita...

A história em si não é muito empolgante, pois o que conta mais é justamente a janela para o futuro enxergada por Arthur C. Clarke. O mais interessante nesse tipo de leitura não é verificar onde o autor acertou em suas previsões tecnológicas (o comsole descrito por ele parece muito com um palmtop, por exemplo), mas justamente onde ele foi superado, onde a realidade em tão pouco tempo já suplantou a fértil imaginação. Por exemplo: no futuro de Clarke, Titã e Terra sofrem ainda nas comunicações, contando palavras para serem enviadas por telex – hoje seria mais fácil mandar um e-mail!



***///***
Conheça O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:
http://youtu.be/Umq25bFP1HI

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
***///***
MANIFESTO – Mensageiros do Vento
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...