terça-feira, 9 de julho de 2013

AMOR DE SALVAÇÃO – Camilo Castelo Branco



O que primeiro me atraiu para a leitura de Camilo Castelo Branco foi uma circunstância funesta: descobrir que o autor cometeu suicídio, ao saber que estava condenado à cegueira e que não poderia mais escrever. Essa descoberta fez parte de uma pesquisa que eu estava fazendo para um conto, e trouxe ainda o espanto de ver quantos e quantos talentosos escritores optaram por sair do mundo por suas próprias mãos.

O interesse por Camilo já existia, graças principalmente às belas resenhas da amiga Lua, que me tiraram da ignorância de achar que o Castelo Branco era um finado ditador brasileiro...

E então, por fim, decidi que queria ler Camilo Castelo Branco. E já no dia seguinte, pela inexorável Lei da Atração (ou da Sincronicidade), já estava em minhas mãos esse “Amor de Salvação”.

E o que dizer do livro em si? Uma leitura excelente e muito recomendável! A narrativa segue o padrão básico do Romantismo, porém com deliciosas transgressões: a fina ironia, o recurso à metalinguagem e também umas pitadas de cenas mais picantes, que devem ter feito corar muitas jovens senhoras na época em que o livro foi publicado (1864).

Mas sobretudo Camilo Castelo Branco é um mestre da língua portuguesa, expressando-se com muita vivacidade em tiradas muito bem boladas!

Gostei muito de ler esse livro, que foi cercado de muitas outras sincronicidades...

E viva Camilo Castelo Branco!



***///***
Conheça O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:
http://youtu.be/Umq25bFP1HI

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
***///***
MANIFESTO – Mensageiros do Vento
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...