quarta-feira, 24 de julho de 2013

RESENHA - "EQUINÓCIO - A PRIMAVERA" - LU PIRAS



LIVRO  : "EQUINÓCIO - A PRIMAVERA"

AUTORA: LU PIRAS

EDITORA  : DRACAENA

PÁGINAS –440

1ª  EDIÇÃO - MARÇO/2012

CATEGORIA: CONTO BRASILEITO/LITERATURA NACIONAL

ASSUNTO: ROMANCE/FICÇÃO SOBRENATURAL/ANJOS

ISBN: - 978-85-6446-981-5
 Equinócio

CITAÇÃO: "É como eu vejo você. Como o equinócio, a tenuíssima linha imaginária que separa o dia e a noite em partes iguais. O dia e a noite convivem, mas nunca se encontram. Para que um se revele, o outro precisa se esconder. O instante em que isso acontece e os astros se cruzam, é aquele em que você decide ser quem é." (pág. 11)

ANÁLISE TÉCNICA: 

-CAPA = 
Tem uma jovem de costas, correndo por uma estrada com pétalas de flor caindo do céu, junto com penas brancas e no alto, ao fundo o Cristo Redentor. 

É  belíssima!

 (nota:  5,00 de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO:  

Feita por Léo Kades.

A primeira página feita em preto e branco igual a capa.

Dividido em: agradecimento a família, pensamento inicial, sumário, prólogo; trinta e cinco capítulos numerados, com títulos, alguns com pensamentos iniciais, data e localização a que se refere o capítulo, a cada título do capítulo, um logotipo em formato de pena; epílogo, bônus(prólogo do próximo livro)  e agradecimento final. Diagramação completíssima!

Folhas amareladas com letras pretas.

 (nota: 5,00 de 5,00)

- ESCRITA: 

Revisão feita por Elaise Lima.

Alguns capítulos em terceira pessoa e a maioria da narrativa em primeira pessoa pela visão de Clara, tem diálogos.

Pequenos erros de concordância verbal e ortográfica, caberia nova revisão (na minha opinião).

 (nota: 4,00 de 5,00)

RESUMO SINÓPTICO: 

A cidade do Rio de Janeiro é o pano de fundo onde a estudante de medicina Clara vive sua rotina diária com a família e amigos. O que ela não imaginava é que tudo o que acreditava estivesse prestes a mudar, com a visita inusitada de um anjo. As força do mal ameaçam escravizar a raça humana e, para impedir, o anjo da guarda Nath-Aniel (Nate) vem à Terra, disfarçado de humano, para alertar sua protegida Clara de que sua vida está em risco. Proibido de agir em nome dos humanos e alterar seus destinos, o anjo acaba por se envolver demasiado quando revela a Clara que o pai dela, um renomado cientista, é o responsável pela descoberta que despertou as forças do mal: a fórmula da perpetuação da vida humana (criônica). Toda a missão da legião de anjos celestiais é colocada em risco quando Nate e Clara se apaixonam.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 

Li esse livro em janeiro e como são tantas resenhas a serem feitas, fiquei protelando, protelando e nada melhor do que a Semana do Livro Nacional para divulgar essa obra excelente.

Os primeiros capítulos dão a impressão de que seria um romance policial com a 'morte' ou desaparecimento do Dr. Maurício, estudioso da criogenia e  pai de Clara e Olívia, que se veem em busca de informações para elucidar o sumiço que é um mistério total. Entretanto, o livro vai além. Aborda assuntos interessantes e diferenciados, quase nunca utilizado em livros como a criogenia e a sincronicidade (de Jung). 

Aborda o tema anjo, através da vinda de Nath-Aniel (NATE), anjo da guarda de Clara que vem a terra na forma humana para alertá-la sobre o mal e salvar a vida dela. E aí o romance se faz presente porque Clara e Nate se apaixonam de forma intensa e arrebatadora.

O livro ainda tem histórias paralelas como a de Maria, secretária do lar de Clara que vive em busca de sua filha, enfim, a  meu ver o livro tem a história principal e as histórias paralelas que vão dando o tom de mistério, conhecimento, romance e continuidade ao livro.

A forma como a autora aborda os temas  de maneira leve e transcorre as narrativas cotidianas, transformam o livre de ficção, em uma abordagem mais realista. Abre os horizontes para discussões científicas e ao tempo que empíricas e filosóficas sobre assuntos questionáveis.

O livro é a demonstração de que nossos autores nacionais são criativos, inteligentes, e nada ficam a dever aos mais conhecidos escritores estrangeiros. 

Recomendo por demais a leitura! E parabenizo a autora por nos deixar curiosos em querer ver como a continuação se dará no próximo volume  da série...

CITAÇÃO: "Os humanos não são seres comandados. Tem livre-arbítrio. No entanto, há momentos em que precisamos interferir. E são estes momentos que provocamos que vocês interpretam como o acaso. Tudo o que acontece, inclusive o que não se sabe explicar, tem uma razão; acontece para manter o equilíbrio. O acaso é um artifício e há muitas formas para manifestá-lo." (pág. 116)

NOTA : 4,90

BOOKTRAILLER:



SOBRE O AUTORA:
 

LU PIRAS sempre gostou de contar e inventar histórias, transformando pessoas reais em personagens de loucas aventuras. Escreveu seu primeiro romance – uma saga sobre duas famílias durante a Guerra da Crimeia - aos 15 anos numa máquina de escrever Olivetti 1982, presente de seu avô. É advogada por formação e escritora por vocação. Esteve por sete anos em Portugal, trabalhou como jurista, comerciante e artesã de bonecas. Em 2009 se matriculou no curso de Produção Editorial da UFRJ, quando escrever se tornou uma saudável obsessão. ​


É autora da série Equinócio, tendo publicado em junho de 2012 o primeiro volume, Equinócio - A primavera, pela Dracaena Editora. É também coautora do romance A Última Nota, em parceria com o escritor Felipe Colbert, publicado pela Editora Novo Século.

Lu mora no Rio de Janeiro com sua família e sua gata Bria.
Editora Dracaena!
  EDITORA DRACAENA
cheirinhos
Rudynalva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...