domingo, 17 de novembro de 2013

RESENHA - "O MAGO DE CAMELOT" (LITERATURA NACIONAL) - MARCELO HIPÓLITO



LIVRO  : "O MAGO DE CAMELOT" (LITERATURA NACIONAL)

AUTOR: MARCELO HIPÓLITO

EDITORA  : NOVO SÉCULO

SELO NOVOS TALENTOS

PÁGINAS –151

IMPRESSÃO - 2013

CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA

ISBN: - 978-85-4280-059-3
 O Mago de Camelot

CITAÇÃO: "Os saxões compartilhavam com os cristãos a crença na existência de um paraíso após a morte. Diferentemente dos druidas, que acreditavam na reencarnação dos mortos. Todavia, enquanto os cristãos sonhavam com um descanso sereno,  a eternidade dos saxões transcorria nos templos de deuses bestiais, onde sacerdotes e guerreiros desfrutavam de uma orgia perpétua na companhia das mulheres dos povos conquistados." (págs. 64/65)

ANÁLISE TÉCNICA: 

-CAPA = 

Feita por Monalisa Morato.

Título no centro da capa em destaque com letras brilhosas e pequeno relevo, dentro  de um diagrama florido. Acima uma árvore seca na neve; abaixo, um reino por trás da floresta e um dragão voando, o dragão está na contra capa maior e mais brilhante. 

Capa belíssima e tem tudo haver com o livro!

(nota: 4,80  de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO:  

Folhas amareladas e letras pretas.

Tem dedicatória, mapa (achei fantástico porque podemos nos localizar na história), dividido em 2 partes, prólogo, 17 capítulos numerados com letras romanas em negrito e tamanho grande, e, epílogo.

Feita por Claudio Tito Braghen Júnior.

Completa, gostei!

Formato/Acabamento: 21 x 14 cm/brochura

Peso:  0,25 Kg

(nota:  4,80 de 5,00)

- ESCRITA: 

Narrativa em 3ª pessoa desconhecida e bem detalhada.

Descreve em detalhes lugares e pessoas 

 (nota: 4,80 de 5,00)

CITAÇÃO: "Por um momento, julgou-se incapaz de identificar a pea verdadeira, pois todas se mostravam igualmente belas e majestosas, mas então, como antes na floresta, viu-se atraído pelo força de vontade do mago, proveniente do menor dos cálices de ouro."(pág. 135)

RESUMO SINÓPTICO: 

Na Bretânia romana do século III Nimve é a curandeira, tem quase 2 metros de altura e compleição masculina, era serva da natureza. Sozinha aprendeu a viver na floresta, abandonou sua casa aos 6 anos para fugir das surras do pai, deixou a mãe e 12 irmãos. A conexão com a natureza a faz ter visões e uma delas a leva a Cornóvia, onde estava a localização de Avalon. Lá foi assassinada pelos romanos, que já haviam matado os druidas. A estuprara e cortaram-lhe a cabeça, jogando no mar.  Uma névoa a envolve e o mar se abriu, engolindo a feiticeira. Os romanos assustados a chamaram de Dama do Lago e nenhum forasteiro se aproximou mais de Avalon, o santuário proibido dos druidas.

Duzentos anos depois a guerra entre os britânicos e saxões está no auge pela posse das terras. 

Merlin e seu irmão Nennius eram obrigados a roubar na feira para sustentar a mãe. Em um dia bem agitado na feira, resolvem roubar um monge. A empreitada é ineficaz e ambos acabam presos em um calabouço da fortaleza de Ratae, abandonados e esquecidos para morrer na escuridão do lugar sepulcral.

Vortigern contrato o druida Blaise para fazer um feitiço poderoso para manter a construção de seu castelo em pé enquanto estiver em suas guerras. Para isso os irmãos seriam usados no feitiço... No momento de ceifar a vida de Merlin a adaga é desviada, matando Nennius, ao tempo que o druida Blaise tem uma visão sobre Merlin. O leva dali e passa a ser seu tutor na arte da feitiçaria e da magia.

A partir daí a vida de Merlin começa a mudar e em meio a guerras, lutas religiosas, pactos inesperados, muita morte e destruição, Merlin chega ao Rei Arthur e passa a ser um de seus conselheiros...

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 

É o segundo livro do Marcelo que tenho o prazer de ler.


Para compor suas histórias, acredito que uma pesquisa intensa deve ter sido feita, porque os fatos e relatos são característicos da época vivida através do enredo e isso faz com se torne verídica a narrativa, mesmo que sendo ficção.

Não escondo que a bruxaria, feitiçaria e coisas do gênero sempre me atrairam, mais por curiosidade do que por ação (basta ver as bruxinhas caindo no blog...kkkk), acredito que minha curiosidade vem pelo fascínio sobre a Távola Redonda, Rei Arthur, Avalon, etc...então, não tem como não gostar do livro o Mago de Camelot.

Além de todos os detalhes históricos, das batalhas entre os povos e da forma como viviam, o autor empregou uma nova visão ao tão badalado Mago Merlin, um dos mais conhecidos em todo mundo, mostrando que sua origem veio do povo pobre e que ele conseguiu aprender, primeiro com os druidas e depois com os monges, unificando em sua pessoa, a união das religiões conflitantes da época.

O livro é muito bem escrito e mostra o quanto podemos ter bons escritores nacionais, no caso do Marcelo, mostra a forma séria e respeitável que empreende em seu ofício de escritor, trazendo o que há de melhor através de seu relato e de suas pesquisas.

O livro vale mais do que a pena ser lido, é fenomenal!!

NOTA : 4,60 de 5,00
 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro

BOOKTRAILLER:


SOBRE O AUTOR:
 

MARCELO HIPÓLITO é um escritor brasileiro, nascido em São Paulo. É autor dos romances O Mago de Camelot: a saga de Merlin para coroar um dragão (Novo Século, 2013), Osíris: deus do Egito (Marco Zero, 2009) e Lúcifer: o primeiro anjo (Marco Zero, 2006).

Hipólito participa das antologias Fiat Voluntas Tua (Multifoco, 2009) e Metamorfose: a fúria dos lobisomens (All Print, 2009). Além disso, é autor do e-book Dullahan: os cavaleiros sem cabeça (Navras Digital, 2013) e coautor de diversos contos publicados em língua inglesa, nos Estados Unidos, Reino Unido e Espanha, dentre os quais se destaca Eternal Grief, indicado para melhor conto de horror nos Estados Unidos, em 2003, pelo Preditors & Editors Readers Poll.

Hipólito é também diretor de três filmes de curta-metragem de ficção, roteirista de cinema e produtor de teatro.
 
cheirinhos
Rudynalva

4 comentários:

  1. Oi Flor!
    Quer participar do Book tour do livro A garota das cicatrizes de fogo?

    É assim ele O Autor - Ricardo Ragazzo - me manda o livro (autografado) que ele quer divulgar, ai eu escolho 6 blogueiros para participar do Book Tour. Quando os 6 são escolhidos ai começa.

    O livro vai passar por todos os 6 blogueiros

    terão que resenha-lo...

    quando o livro passar por todos, o ultimo manda de volta pra mim e eu faço um sorteio entre os participantes.

    Todos tem 10 dias pra ler.

    São livros pequenos e de fácil leitura.

    Aceita? Estou falando com os Blogs Parceiros para esse Book Tour!

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Acebei de ver um vídeo de uma colega blogueira que comprou esse livro na bienal da Bahia e fiquei curiosa pra saber mais sobre ele... então venho aqui e me deparo com a resenha dele *-*
    Adorei!! Vou colocar esse livro na minha lista de compras
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rê!
      Vale muito a pena, o livro é fenomenal!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...