domingo, 15 de dezembro de 2013

CRIME, COMÉDIA E UM CASAL FELIZ – Julian Symons



Foi uma bela surpresa descobrir que esse excelente autor de romances policiais já foi publicado no Brasil! O que primeiro chama a atenção aqui é o título, que foge um pouco do usual no gênero. Ao procurar o título original, a curiosidade aumentou: “The criminal comedy of the contented couple”, algo que seria traduzido mais ao pé da letra como “A comédia criminal do casal satisfeito”.

Por isso é válido esclarecer que se trata de um romance policial mesmo, e não de uma comédia. Todas as regras clássicas do jogo de detecção são seguidas e muito bem conduzidas. O que existe de comédia no livro é uma ironia bem inglesa, que pende um pouco para o humor negro. Nem preciso dizer que essa combinação torna a leitura deliciosa!

Gostei ainda mais desse que do primeiro que li de Julian Symons, “Os Envenenamentos de Blackheath”. Fui enganado no jogo do whodunit? (“quem matou?”) e fiquei satisfeito ao fim da leitura. Destaco a cuidadosa construção dos personagens, que dá vida e dimensão ao texto. Com destaque para o interessantíssimo Jason Durling, que bem poderia ter saído das páginas de um Anthony Burgess, de tão inglês e meio maluquinho!

Uma bela diversão, que traz de quebra algumas informações e curiosidades sobre Veneza, onde se passa boa parte da história.



***///***
Conheça O SINCRONICÍDIO:

http://www.caligoeditora.com.br/osincronicidio/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...