segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

PAIS E FILHOS – Ivan Turguêniev


Ivan Turguêniev foi o primeiro autor russo a ficar famoso na Europa Ocidental. Nesse “Pais e Filhos”, considerada sua obra-prima e um dos melhores romances russos já escritos, ele cunha o termo “nihilista”, com o qual designa o seu protagonista Bazarov, que não se identifica nem com os valores tradicionais dos mais velhos nem com a inquietude dos jovens, que não respeita nem a arte, nem a ciência, nem a natureza, em suma, que respeita apenas o nada!

O livro é muito bem escrito, sem dúvida, embora mostre claramente os sinais de desgaste causados pelo tempo. Não é à toa que Turguêniev tenha se tornado um nome cada vez menos conhecido, enquanto Tolstoi e Doistoiévski continuam sendo universais... A narrativa de Turguêniev está muito atrelada ao Zeitgeist, ao espírito da época, e certamente por isso causou tanto impacto, quando hoje parece um tanto estranha, justamente por essa mesma identificação com seu tempo... (isso é apenas uma impressão minha durante a leitura).

Gostei muito de ter travado conhecimento com esse autor, pois amo e admiro muito os russos! Com as leituras que fiz até aqui, considero Tolstoi um gênio indisputável, principalmente por sua grande alma, seguido de perto por Dostoiévski com seus abismos... Gorki, em minha opinião, fica num honroso terceiro lugar, agora empatado com Turguêniev (só li de Gorki um livro de contos, talvez minha opinião mude após a leitura de sua “Mãe”).

Viva a literatura russa!!!


  
***///***

MANIFESTO – Mensageiros do Vento



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...