domingo, 17 de maio de 2015

RESENHA - ”TRÊS DIAS PARA SEMPRE” (LITERATURA NACIONAL) - JANDA MONTENEGRO



LIVRO:”TRÊS DIAS PARA SEMPRE” (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA: JANDA MONTENEGRO
EDITORA: NOVO CONCEITO
SELO: NOVAS PÁGINAS
PÁGINAS – 271
1ª  EDIÇÃO
IMPRESSÃO 2015
CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA
ASSUNTO: ROMANCE NACIONAL
ISBN: - 978-85-8163-658-0



Três Dias Para Sempre




CITAÇÃO: [...] Era a primeira tempestade de verão do ano, que viera para lavar os amores antigos e limpar o céu para as novas paixões.”(pág.15)








ANÁLISE TÉCNICA:





-CAPA-



Calçadão do Rio de Janeiro com mar ao fundo e nas bordas da capa, fotos recortadas mostrando momentos de um casal.



É linda e diferente, tem tudo haver com o livro.



Infelizmente não tem referência de quem foi o criador...





(nota:4,70 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:



Produção editorial equipe Novo Conceito.



Impressão e acabamento Intergraf 161214.




Conteúdo: trecho da música da Miley Cyrus; dedicatória; trinta e um capítulos numerados e dentro de um calendário, ao lado do logotipo do Rio de Janeiro com Cristo Redentor e o morro da Urca; e, agradecimentos. No rodapé das páginas hologramas do calçadão.




A diagramação está perfeita!



Folhas amareladas e letras pretas com fonte diferenciada.



Formato/Acabamento: 16x23x1,7



Peso: 0.37 kg



(nota:5,00 de 5,00 )







- ESCRITA:



Narrativa em 3ª pessoa desconhecida e diálogos dinâmicos e coerente.



A escrita da autora é leve, descritiva, envolvente e cativante.



Dois ou três erros de ortografia que em nada afetam a leitura.





(nota:4,50 de 5,00)







CITAÇÃO: “Porque vida é aquilo que acontece quando os planos mudam.” (pág. 264)




RESUMO SINÓPTICO:



Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, primeiro dia do ano... Eveline (Line) está no aeroporto internacional para recepcionar alguns turistas e levá-los para o hotel onde trabalha temporariamente, após ter sido deixada no altar pelo ex-noivo. Tem 27 anos, é morena cor de jambo e olhos cor de jabuticaba. Morava em Barreiras/BA e foi casar no Rio, o noivo mandou um SMS e acabou o casamento na hora em que todos estavam reunidos nesse hotel para a cerimônia.



Raffa trabalha no hotel onde seria a cerimônia do casamento de Line e foi a única pessoa que a ajudou a superar o momento de decepção quando foi deixada no altar. Permitiu que Line ficasse trancada no quarto durante os dias destinados a lua de mel e em seguida propôs que ficasse como empregada freelancer com direito a um quarto, alimentação e os benefícios do hotel, porém sem receber dinheiro, em troca ela recepcionaria os turistas no aeroporto e os traria para o hotel, etc... Line aceitou até resolver o que faria da vida e já haviam se passado 6 meses do ocorrido e ela ainda não sabia o que fazer. Não queria voltar para a cidade natal para não ser motivo de comentários.



No primeiro dia do ano foi recepcionar turistas que estavam para chegar, entretanto não vieram...Resolve pegar o ônibus para retornar ao hotel e acaba conhecendo Teo e Canutto, dois turistas brasilienses que estavam hospedados em um apartamento por temporada perto do hotel onde Line trabalha em Copacabana.



Teo logo se interessa por ela, trocam telefone e naquele mesmo dia se reencontram. O maior problema é que Teo já está de passagem comprada para retornar à Brasília no dia seguinte. É skatista e dá aulas para crianças, o dinheiro já terminou e os pais exigem seu retorno para as atividades e faculdade, ele tem a mesma idade de Line.



Sem amigos no Rio e sem querer voltar para a casa dos pais, Line acaba fantasiando um relacionamento mais sério com Teo em apenas poucos dias que se conhecem e convivem... e nada sai como ela planejou...





ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:



Dá para notar que logo um romance surge, né? Justo com Line que não estava mais disposta a acreditar no amor devido a tudo o que passou, porém reconhece em Teo um rapaz de boa índole e acaba se envolvendo mais do que gostaria. O problema é que Line está totalmente insegura e sem direção, resolve se entregar de corpo e alma e nem conhece direito Teo, afinal 3 dias não dá para conhecer ninguém em profundidade.



O romance é leve, eles não chegam a ter envolvimento sexual até o fim, porque não dá, tem sempre outros amigos de Teo no apartamento, porém ele resolve ficar mais uns dias por causa de Line.



Sabe que nem sei o que dizer direito sobre esse livro? A ambientação é linda, as personagens são coerentes, o enredo é interessante, porém o livro não decolou para mim. Foi uma leitura rápida, porque estava curiosa em saber o que aconteceria e nada acontecia de fato, nada de impactante, nada de revelador, nada de muito envolvente, apenas aquele clima, passeios, diálogos simples, e nada de impactante... Um romance bem morno mesmo...



Até aí, tudo bem, leitura leve, agradável, sem complicações e minhas esperanças voltadas para o desfecho... total decepção!!!!! Fiquei totalmente sem ação com o final do livro e profundamente triste e decepcionada...



Gosto da Janda como escritora, já li um outro livro dela também ambientado no Rio e gostei muito, porém esse... ficou aquém das minhas expectativas. O livro é bom como leitura despretensiosa, só que esperava mais.





NOTA : 3,00 de 5,00
 Emoticon tristeEmoticon triste








SOBRE O AUTORA:





Janda Montenegro nasceu em 7 de setembro de 1984, no Rio de Janeiro, onde mora – ao menos quando não está viajando (que é a segunda coisa que mais gosta de fazer, depois de escrever). Trabalha como freelancer para editoras, fazendo traduções, revisões, copidesques e leituras críticas. Cresceu em Copacabana, bairro pelo qual é apaixonada, principalmente durante o verão. E o inverno. E o outono. E a primavera. Porque no Rio de Janeiro é sempre verão, o ano todo.



CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!
 
cheirinhos


Rudy 

5 comentários:

  1. ahhhhh cara Rudy, sempre digo que um livro é como pulga, pula de um lado para o outro, em muitos cães, mas só picam alguns. é o que vc mesma disse, às vezes não decola pra uns, mas pra outros é o contrário, pode ser por causa de uma passagem qualquer que os faz lembrar de um romance, pode ser por se identificar com a personagem, etc. então bora ler mais uma autora nacional, porque desejo que mais e mais autores surjam na terrinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo!
      É verdade!
      Gosto da Janda, e até gostei do livro, mas acho que esperava mais, sabe? O final me deixou bem cabreira...
      Obrigada por seu comentário.
      Desejo uma ótima semana!!
      “O começo é a metade do todo.”(Platão)
      Cheirinhos
      Rudy
      http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Rudy querida, ultimamente andei me decepcionando com algumas das leituras que fiz e justamente por esperar mais do que elas apresentaram. Acontece. Até Agatha Christie que está no Guinness como autora que mais publicou no mundo tem livros que os fãs não gostam, principalmente os de contos.
    Em havendo oportunidade vou ler algo da Jana.
    Valeu por mais uma resenha menina.
    bj da angel ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angel amada!
      É isso mesmo, até os tops tem seus deslizes, concorda.
      Ando dando prioridade aos nacionais que muito tem me surpreendido.
      Também ando em uma fase de livros não tão bons, mas faz parte... como diz o outro, né?
      Desejo uma ótima semana!!
      “O começo é a metade do todo.”(Platão)
      Cheirinhos
      Rudy
      http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...