sexta-feira, 21 de julho de 2017

RESENHA - ”O DESPERTAR DO LÍRIO” (LITERATURA NACIONAL) - BABI A SETTE


LIVRO:”O DESPERTAR DO LÍRIO” (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA:BABI A SETTE
SÉRIE: FLORES DA TEMPORADA
EDITORA:NOVO SÉCULO
PÁGINAS –380
1ª  EDIÇÃO 2016
CATEGORIA: ROMANCE HISTÓRICO
ASSUNTO: ROMANCE
ISBN: - 978-85-428-0798-1

O despertar do lírio


CITAÇÃO: 

[...] – Acredito que as pessoas são imãs para causar problemas – concluiu após parar de mexer a gravata.” (pág. 55)

-Agora eu entendo. Cada um de nós veste e carrega a imagem que o mundo construiu e sustenta a nosso respeito.” (pág. 91)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Uma mulher deitada, rodeada de lírios e fundo lilás.
A capa diz muito do conteúdo do livro em relação a inocência e a possibilidade de um Lírio ser desperto.
Capa: Marina Avila.

NOTA: 5,00 DE 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

Folhas amareladas com letras pretas acima da média que facilitam a leitura.
Conteúdo: dedicatória; agradecimentos; mapa; prólogo; trinta e nove capítulos numerados e com logotipo de lÍrIos ao redor e alguns capítulos com data e lista; epílogo; e, primeiro capítulo do próximo livro da série.
Formato:          16x23
Preparação: Marília Pagliaro.
Projeto gráfico: Nair Ferraz.
Ilustração de miolo: Babi A. Sette.

NOTA: 4,80 DE 5,00


- ESCRITA:

Narrativa descritiva em 3ª pessoa desconhecida com linguagem mais contemporâne, embora seja um romance histórico.
Pequenos erros de ortografia, separação de sílabas...
Revisão Livia First e Vânia Valente.

NOTA: 4,50 DE 5,00


CITAÇÃO:

-Tudo na vida tem consequências. Muitas vezes somos inocentes dos atos pelos quais respondemos. – Ele fez uma pausa. Os lábios ainda tocavam a orelha dela. [...]” (pág. 92)

“-às vezes as pessoas fazem certas coisas só pelo fato de que não têm nada a perder.” (pág. 104)


SINOPSE:

“Lilian Radcliffe é uma jovem viúva e está feliz com sua vida isenta de emoções. Culpa do luto que não larga? Lilian jurou fidelidade ao marido no leito de sua morte. Paralelo a isso, conhecemos Simon Thorn, homem frio e libertino, dono do maior antro de casa de jogos de Londres. Ele está a um passo de realizar seu plano de vingança contra o culpado pelo título de assassino que recebera anos atrás. O problema é que o canalha está morto e ele terá de usar a sua viúva recatada a fim de atingir seus objetivos. De um lado, ela precisa manter sua honra intacta; de outro, ele quer seduzi-la e desmoralizá-la. No entanto, Lilian nunca se sentiu tão vulnerável e atraída por um homem. E Simon, por sua vez, demonstra sentimentos dos quais nunca imaginara sentir por uma mulher. A vingança e a honra se abalam quando nasce entre ambos uma paixão incontrolável. Mas, para ficarem juntos, terão de enfrentar segredos e mágoas profundas, um castelo trancado há seis anos, palco de uma morte misteriosa e, sobretudo, encarar os fantasmas do passado que assombram suas consciências.”

CITAÇÃO:

- Para você é fácil falar porque nunca se apaixonou; se um dia passar por isso, entenderá como dói e como é forte e como nada do que você faz parece amenizar esse sentimento. Ele não pede permissão, ele se apossa da sua vida e, então, você não controla mais nada.” (pág. 131)

[...] Entendeu que a coragem não se mede em grandes atos ou ações inconsequentes, entendeu que a coragem nasce na disposição interna de fazer tudo dar certo em nossas vidas, mesmo que o mundo pareça desmoronar. Mesmo diante do caos da mudança.” (pág. 324)

RESUMO SINÓPTICO:

LILIAN RADCLIFFE é a irmã mais nova de Kathelyn (protagonista do livro anterior, A Promessa da Rosa). Dama perfeita e exemplo de comportamento moral para a sociedade. Casou-se aos 16 anos com o primo Rafael Radcliffe, único herdeiro do Viscondado de Wheymouth. Agora aos 22 anos, está viúva há três anos e mora com o filho Paul de quatro anos. É viscondessa e tem de administrar duas propriedades, uma em Londres e outra em Northumberland. Viu o declínio e a morte dos pais, perdeu a oportunidade de debutar e casar por amor. Por causa das leis da sociedade londrina, acabou casando por conveniência e não se importava com isso, importante era ter sua própria família e ser aceita pela sociedade.

SIMON THORN, Lorde de Owen, conhecido como Barão Assassino. Foi rejeitado pela sociedade, após a morte suspeita de sua baronesa. Tornou-se um ária da sociedade londrina. E ao longo dos anos, ajudou a alimentar a visão de assassino que a sociedade lhe impunha, brincava com a sociedade. E no fundo, queria mais do que isso, queria vingança contra o responsável verdadeiro pela morte de sua esposa amada. Para isso, teria de se aproximar da viúva de Radcliffe, modelo ilibado de mulher, seduzi-la e fazer com que se apaixonasse por ele, para depois, descartá-la de forma desumana. Porém, nada foi como ele imaginou...



CITAÇÃO:

-Não – Lilian disse e suspirou -, só alguém que entende o que é ficar sozinha neste mundo, que entende o que é ter de lutar contra a maldade dos outros e, principalmente, o que é ter que se reerguer sobre aquilo que parece o nada. Talvez seja um recomeço para mim também, uma chance de construir algo que realmente valha a pena.” (pág. 327)

-Eu acho que os homens são dispensáveis, não precisamos deles para ser felizes, aliás, o que eles fazem além de roncar, meter filhos em nossas barrigas e nos fazer sofrer? [...]” (pág. 328)


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Bem, para quem acompanha o blog sabe que não gosto muito do tema vingança, principalmente quando a pessoa escolhida, é alguém que não tem nada haver com tudo que aconteceu, entretanto, como gostei muito do primeiro livro da autora que li, acabei dando uma oportunidade para essa continuação e não me arrependi. Por que? Simplesmente pelo fato de a tal vingança ter se diluído aos poucos durante o enredo.
As poucos foi sendo substituída pelo sentimento maior que é o amor, simples assim. Ambos protagonistas diziam não se importar com a opinião da sociedade, o que não é de todo verdade, no fundo, queriam ter uma vida diferente. Ela gostaria de viver um relacionamento com amor e ele queria provar que não era assassino e juntos, se unem para provar o que aconteceu de verdade.
A forma como a autora vai desenvolvendo o relacionamento deles, a forma como vamos nos envolvendo a cada página e nos envolvendo com a vida deles, é totalmente eletrizante e ficamos torcendo para que tudo dê certo para ambos e que tenha um final feliz.
Lógico que nem tudo são flores e vão haver alguns percalços pelo caminho, mistérios que envolvem o passado e aos poucos serão desvendados, dúvidas em relação aos sentimentos que vão surgindo e não querem assumir, enfim, uma trama totalmente eletrizante e romântica que os leitores não devem deixar de ler.
Nosso coração vai sendo conquistado a cada novo desafio que surge pelo caminho, a cada nova página virada que traz o inusitado e a perspectiva do DESPERTAR, da verdade e dos sentimentos.
Mais que recomendado para quem gosta de um romance de época bem escrito e envolvente.


NOTA : 4,80 DE 5,00




SOBRE A AUTORA:

Babi A. Sette



BABI A. SETTE começou a escrever romances há quatro anos e não parou mais. Seu livro de estreia, Entre o amor e o silêncio, publicado pela Novo Século, teve a primeira edição esgotada em poucos meses. Em seguida, lançou A promessa da rosa, primeiro romance de época, parte da série “Flores da temporada”. Formada em Comunicação Social, sente-se metade psicóloga, metade socióloga. Ama viajar, conhecer pessoas e descobrir lugares. Apaixonada por romances de época, jura que viveria feliz também no século XIX. Atualmente, mora em São Paulo com o marido, a filha, o cachorro, o gato e seus personagens.

CHEIRINHOS
RUDY


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...