quarta-feira, 13 de setembro de 2017

O QUE É CAPOEIRA – Almir das Areias


Ótimo livro, muito instrutivo e instigante! Traz todo um contexto histórico para o nascimento da Capoeira no Brasil, mas também muito de sua filosofia e de sua essência essencialmente espiritual, como um movimento coletivo de libertação. E também sugere agudos questionamentos sobre as repetidas tentativas de transformar a Capoeira em um processo integrado ao Sistema, negando sua origem marginal e revolucionária.

Ou seja, este pequeno grande livro é muito apropriado ao papel que lhe cabe, de apresentar a Capoeira aos interessados, na célebre Coleção Primeiros Passos da editora Brasiliense, com as informações mais básicas expostas de forma didática e atraente. Mas o livro também se permite propor voos mais altos e mergulhos mais profundos, sabedor de que o caminho da Capoeira tem início, mas não tem fim...

Algumas informações apresentadas no livro me impressionaram muito, como a história de que os capoeiras no tempo logo após a abolição da escravatura costumavam utilizar uma sinistríssima arma, em adição às suas já letais habilidades: uma faca feita com o osso da canela de um defunto, fácil de afiar e capaz de provocar um corte de difícil cicatrização, que geralmente causava sérias infecções na vítima...

Como bem disse Mestre Bimba, Capoeira é maldade. Mas também é tudo o que a boca come, como bem disse Mestre Pastinha... Conciliar esses dois conceitos, aparentemente contraditórios, é o grande desafio!

Encontrei um interessante registro em vídeo sobre o autor do livro, Mestre Almir das Areias:




Viva a Capoeira!


\\\***///

MANIFESTO – Mensageiros do Vento

Um experimento literário realizado com muita autenticidade e ousadia. A ideia é apresentar um diálogo contínuo, não de diversos personagens entre si, mas entre as diversas vozes de um coral e o leitor. Seguir a pista do fluxo da consciência e levá-la a um surpreendente ritmo da consciência. A meta desse livro é gerar ondas, movimento e transformação na cabeça do leitor. Clarice Lispector, Ferreira Gullar, James Joyce e Virginia Woolf, entre outros, são grandes influências. Por demonstrarem que a literatura pode ser vista como uma caixa fechada, e que um dos papéis mais essenciais do escritor é, de dentro da caixa, testar os limites das paredes... Agora imagine esse livro escrito por uma banda de rock! É o que encontramos no livro MANIFESTO – Mensageiros do Vento, disponível aqui. Leia e descubra por si mesmo!
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5823590

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...