segunda-feira, 26 de março de 2018

O AMERICANO TRANQUILO – Graham Greene



Quando me viu com esse livro na mão, meu irmão Fabrício comentou: “Acho que eu nunca iria pegar para ler um livro com esse título e essa capa.”

E é mesmo verdade. Se tem uma capa que não faz jus a um livro, é a dessa edição de “O Americano Tranquilo”, cujo título (“The Quiet American” no original) também é bastante enganoso.

Pois esse livro admiravelmente bem escrito tem como pano de fundo a Guerra da Indochina (https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_na_Indochina) e trata de um triângulo amoroso formado pelo britânico Fowley (o narrador da história), o americano Pyle (que dá o título da obra) e a bela vietnamita Phuong. Dizer isso, contudo, não é dizer nada sobre a intricada teia de emoções e reflexões sobre a natureza humana que só um mestre como Graham Greene para apresentar com tanta elegância.

O tema do catolicismo, marcante na obra de Greene, aqui aparece de forma sutil, porém marcante, como talvez o leitmotiv da culpa, que permeia toda a narrativa, tanto no nível coletivo (a injustiça e atrocidade da guerra) quanto no nível pessoal (o sofrimento que provocamos em nome do amor).

Esse é o sexto livro que leio do autor, e sou cada vez mais fã da prosa refinada e inteligente de Graham Greene!

Trailer do filme “O Americano Tranquilo”:

Seguem abaixo os links de outras resenhas que fiz dos livros dele:

O DÉCIMO HOMEM

O FATOR HUMANO

UM CASO LIQUIDADO

É UM CAMPO DE BATALHA

***
“Se ao menos fosse possível amar sem causar dano!”


\\\***///


A MARCA – Fabio Shiva

Um intrigante conto de mistério e assassinato que tem como pano de fundo a saga dos Anunnaki... “A MARCA” foi originalmente publicada em “REDRUM – Contos de Crime e Morte” (Caligo Editora, 2014), sendo um dos sete contos selecionados para a antologia. Em 2016 a história foi republicada no livro duplo de contos “Labirinto Circular / Isso Tudo É Muito Raro”, de Fabio Shiva (Cogito Editora). E agora está disponível aqui. Boa leitura!
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5825862

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...