domingo, 25 de março de 2018

VOU-ME EMBORA PRA PASÁRGADA E OUTROS POEMAS – Manuel Bandeira



Emocionei-me até as lágrimas ao ler essa bela coletânea de nosso grande Bandeira. Percebi, com muita gratidão, que ele foi um dos primeiros poetas que li e que me marcou o coração. Como permanecem em nossa memória afetiva os primeiros poemas que lemos e que nos despertam para a Poesia!

De Manuel Bandeira, lembro que li por volta dos 13 para 14 anos os poemas “Os Sapos”, “O Bicho” e “Desencanto”, que me marcaram muitíssimo. Dentre muitos outros como “Pneumotórax”, “Evocação do Recife” e, é claro, “Vou-me Embora pra Pasárgada”. Ao reler essas joias mais uma vez, agora, senti muito forte a tristeza e a melancolia que marcaram a vida do Poeta, e ao mesmo tempo sua comovente ênfase no “menino” dentro dele que se recusava a morrer, mesmo em meio às agruras da vida...

Manuel Bandeira é tesouro nacional, é as joias da coroa! Viva o Poeta! Viva a Poesia! Viva Manuel Bandeira!

***
“Eu faço versos como quem chora
De desalento... de desencanto...
Fecha o meu livro, se por agora
Não tens motivo nenhum de pranto.

Meu verso é sangue. Volúpia ardente...
Tristeza esparsa... remorso vão...
Dói-me nas veias. Amargo e quente,
Cai, gota a gota, do coração.

E nestes versos de angústia rouca
Assim dos lábios a vida corre,
Deixando um acre sabor na boca.

- Eu faço versos como quem morre.”

\\\***///

MANIFESTO – Mensageiros do Vento

Um experimento literário realizado com muita autenticidade e ousadia. A ideia é apresentar um diálogo contínuo, não de diversos personagens entre si, mas entre as diversas vozes de um coral e o leitor. Seguir a pista do fluxo da consciência e levá-la a um surpreendente ritmo da consciência. A meta desse livro é gerar ondas, movimento e transformação na cabeça do leitor. Clarice Lispector, Ferreira Gullar, James Joyce e Virginia Woolf, entre outros, são grandes influências. Por demonstrarem que a literatura pode ser vista como uma caixa fechada, e que um dos papéis mais essenciais do escritor é, de dentro da caixa, testar os limites das paredes... Agora imagine esse livro escrito por uma banda de rock! É o que encontramos no livro MANIFESTO – Mensageiros do Vento, disponível aqui. Leia e descubra por si mesmo!
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5823590


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...