domingo, 2 de dezembro de 2018

A ALAMEDA DOS ALGODÕES FLUTUANTES – Mogg Mester



Foi uma grata surpresa descobrir que as histórias de “A Alameda dos Algodões Flutuantes” giram em torno de uma árvore que me é muito querida: a mafumeira (https://pt.wikipedia.org/wiki/Mafumeira), cujas sementes são envoltas em fibras semelhantes a algodão. Há uma mafumeira perto da Casa da Música, no Abaeté, e sempre me lembrarei dela em conexão com um evento muito especial, que foi o meu casamento com Fabíola Campos na capoeira (https://youtu.be/UJ7RhQjvNm0). Foi uma linda cerimônia celebrada por Mestre Tyko Kamaleão, com a Casa da Música lindamente decorada por meus malungos da Capoeira Mutações com folhas de aroeira e tufos algodoados de mafumeira.


Os contos de “A Alameda dos Algodões Flutuantes” são narrados com grandes doses de realismo fantástico, dentro da melhor tradição de Gabriel García Márquez. As histórias são sutilmente interligadas e marcadas por um forte apelo simbólico. Pós-graduado em Psicossomática Junguiana, Mogg Mester constrói em seus contos um belo e delicado labirinto de símbolos superpostos, que ficam reverberando na mente do leitor.

O autor Mogg Mester é um amigo querido, com quem tive a alegria de participar de uma obra coletiva, “Escritores Perguntam, Escritores Respondem”, juntamente com outros queridos amigos, dentre os quais Sergio Carmach, autor do excelente “Para Sempre Ana” e editor da Verlidelas (https://www.verlidelas.com/), responsável pela publicação de “A Alameda dos Algodões Flutuantes”. A edição é primorosa nos mínimos detalhes, desde a belíssima capa à esperta diagramação, que tornam a leitura ainda mais prazerosa.

É interessante como tudo está conectado, sempre, mesmo que só percebamos fragmentos aqui e ali dessas onipresentes conexões. Como bem observou o Sergio, nas histórias do livro de Mogg algo de mágico acontece toda vez que “as mafumeiras choram algodão”. Não foi diferente no meu caso, na vida “real”: um casamento na capoeira pode muito bem ser descrito como algo mágico!


Tive a grande honra de ser convidado a escrever algumas palavras sobre a obra e o autor na contracapa desse lindo livro:

“Um autor de grande força imaginativa, que escreve com o coração. Sua narrativa é ágil e envolvente, capturando o leitor da primeira à última página. Atreva-se a mergulhar no mundo fascinante e perigoso de Mogg Mester!”

E viva a Literatura Brasileira!



\\\***///


ESCRITORES PERGUNTAM, ESCRITORES RESPONDEM
Escrever para quê? 
Doze escritores dos mais diversos estilos e tendências, cada um de seu canto do Brasil, reunidos para trocar ideias sobre a arte e o ofício de escrever. O resultado é este livro: um bate-papo divertido e muito sério, que instiga o leitor a participar ativamente da reflexão coletiva, investigando junto com os autores os bastidores da literatura moderna. Uma obra única e atual, recomendada a todos os que amam o mundo dos livros.
Disponível no link abaixo, leia e compartilhe:
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5890058

 

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...