sábado, 2 de fevereiro de 2019

DELIRIUM LIRICUS – Anorkinda Neide e Sergio Carmach (org.)



“Delirium Liricus” é certamente a melhor antologia de poetas contemporâneos que eu já li – e olhe que já li e participei de um bocado! Tanto pela qualidade lírica dos poemas, quanto pelo esmero e elegância da diagramação, este é um livro que encanta!

Passeando pelas páginas dessa linda obra, lembrei da recente pesquisa científica que afirma que ler poesia é mais útil para o cérebro que livros de autoajuda:

Outra alegria que tive nessa leitura foi reencontrar tantos queridos amigos Poetas! Tive a feliz e grata sensação de realmente fazer parte de uma coletividade poética e de estar dialogando e trilhando junto com meus irmãos e irmãs Poetas um grandioso – ainda que por vezes áspero – caminho!

Sou fã de longa data dos organizadores da antologia, a querida Anorkinda Neide e o querido Sergio Carmach, com quem tive a bela oportunidade de participar em outra obra coletiva, “Escritores Perguntam, Escritores Respondem”:


Sergio Carmach, à frente da Verlidelas Editora (https://www.verlidelas.com/), tem feito um heroico e muito digno trabalho em prol da Literatura Brasileira, merecedor de todos os aplausos. Aqui, em “Delirium Liricus”, ele formulou uma curiosa classificação das poesias em “remédios” (poemas mais otimistas), “venenos” (pessimistas) e “placebos” (cujo propósito é divertir e encantar).

Tive a honra de participar desse lírico delírio coletivo com dois poemas, um remédio e um veneno:

O CARA QUE EU QUERO SER

O cara que eu quero ser
é uma versão melhor de mim,
aumentada a força e a fé,
editados os erros e os momentos chinfrins.

O cara que eu quero ser
é uma antologia das melhores partes
reunidas em um só volume, tomo único,
uma vida feita arte.

Esse cara se sustenta
no vento do pensamento

e, por onde quer que anda,
não deita sombra.

*
TUDO É QUESTÃO DE ESCOLHA

E ainda assim há quem prefira
A triste certeza da extinção das baleias
À alegre possibilidade
Das ninfas dos mares e sereias.




\\\***///
Imagine um jogo que ensina as crianças a rimar e fazer Poesia!
Disponível gratuitamente no link abaixo:

O jogo POESIA DE BOTÃO faz parte do projeto selecionado pelo Edital Arte Todo Dia – Ano IV, da Fundação Gregório de Mattos (Prefeitura de Salvador), com apoio de Athelier PHNX, Verlidelas Editora, Caligo Editora, Suporte Informática e AG1. O propósito do jogo é convidar as crianças a vivenciar o universo da Poesia de forma lúdica e atrativa, como uma “brincadeira de montar versos”. POESIA DE BOTÃO é especialmente indicado para crianças já alfabetizadas, mas nada impede que adultos possam brincar também e se beneficiar com o jogo.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...