quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

ELES MORREM, VOCÊ MATA! – Stella Carr



Gostei muito de ler essa aventura de mistério para o público infanto-juvenil. Em meus tempos de guri, li da Stella Carr os ótimos “Eu, Detetive” e “A Morte Tem Sete Herdeiros” (esse escrito em parceria com Ganymedes José).

Nessa leitura de agora o que mais me chamou a atenção foi a brutalidade dos assassinatos, bem maior que a que eu esperaria em uma história para esse público. Contudo logo percebi que essa era uma impressão errônea provocada por uma idealização da infância como um todo, bem como de minha própria. Quando me lembrei de como eu amava as histórias policiais da Coleção Vagalume, tendo devorado a maioria entre os 8 e os 10 anos, consegui situar esse “Eles Morrem, Você Mata!” no contexto adequado.

Outra curiosidade nesse livro foi o depoimento da autora ao final, falando sobre como sua decepção em escrever para o público adulto com “muita badalação e nenhum público” a fez tomar a decisão de escrever para as crianças e assim “criar seus leitores”, o que fez com muito êxito.

Esta obra é uma boa dica de leitura, que mostra como o hábito de ler pode e deve ser, acima de tudo, divertido!



\\\***///


Imagine um jogo que ensina as crianças a rimar e fazer Poesia!
Disponível gratuitamente no link abaixo:

O jogo POESIA DE BOTÃO faz parte do projeto selecionado pelo Edital Arte Todo Dia – Ano IV, da Fundação Gregório de Mattos (Prefeitura de Salvador), com apoio de Athelier PHNX, Verlidelas Editora, Caligo Editora, Suporte Informática e AG1. O propósito do jogo é convidar as crianças a vivenciar o universo da Poesia de forma lúdica e atrativa, como uma “brincadeira de montar versos”. POESIA DE BOTÃO é especialmente indicado para crianças já alfabetizadas, mas nada impede que adultos possam brincar também e se beneficiar com o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...