sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

O RESTAURANTE NO FIM DO UNIVERSO – Douglas Adams



Há algum tempo assisti ao divertido “O Guia do Mochileiro das Galáxias” (https://youtu.be/W4n7nK1aP5c), que me marcou principalmente quando eu soube que o Dia do Orgulho Nerd (celebrado em 25 de maio) tem como símbolo uma toalha, justamente em homenagem à série de Douglas Adams que originou o filme.


Mas só fui me tornar fã mesmo do Douglas Adams depois que assisti à incrível série “Dirk Gently” (https://youtu.be/8XbM9aDNgsM) recentemente lançada pelo Netflix a partir de livros dele. A série tem um senso de humor único, misturando clichês de histórias de detetive e da ficção científica com elucubrações inspiradas na Física Quântica, com sacações geniais em uma trama extremamente criativa. Humor, aventura e suspense dosados com muita inteligência, de forma a estimular a inteligência do espectador. Me apaixonei!


Por isso agarrei a oportunidade de ler “O Restaurante no Fim do Universo”, que é uma continuação de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. Gostei muito de ler um autor que passei a admirar ao ver suas obras transformadas em audiovisual, foi uma experiência diferente. E sobretudo pude admirar mais a fina inteligência que está por trás de todo o humor de seus escritos. Discordo dos que consideram esse tipo de humor como “nonsense”, pois percebi uma nítida intenção em fazer refletir a partir do choque e do absurdo, do aparentemente sem sentido.

Cito como exemplos disso:

“O problema com a maioria das formas de transporte (...) é que basicamente não valem a pena. Na Terra — quando havia a Terra, antes de ser demolida para dar lugar a uma via expressa hiperespacial — o problema tinha sido com os carros. As desvantagens envolvidas em arrancar montes de lodo preto viscoso do subsolo onde tinha estado escondido em segurança longe de todo mal, transformá-lo em piche para cobrir o chão, fumaça para infestar o ar e espalhar o resto pelo mar, tudo isso parecia descompensar as vantagens aparentes de se poder chegar mais rápido a um outro lugar — especialmente quando o lugar a que se chegava tinha ficado, como resultado, muito parecido com o lugar de que se tinha saído, ou seja, coberto de piche, cheio de fumaça e sem peixe.”

“O principal problema — um dos principais problemas, pois há vários —, um dos principais problemas em governar pessoas está em quem você arruma para fazê-lo; ou melhor, em quem consegue arrumar pessoas que lhe permitam fazer isso com elas. Resumindo: é um fato bem conhecido que as pessoas que mais querem governar as pessoas são, por isso mesmo, as menos convenientes para isso. Resumindo o resumo: qualquer pessoa capaz de se fazer presidente não deveria, em nenhuma hipótese, ter permissão de receber esse emprego. Resumindo o resumo do resumo: as pessoas são um problema.”

Não entre em pânico: rindo, castigam-se os costumes!


Esta série está toda disponível em PDF no link:



\\\***///




Agora disponível gratuitamente no Wattpad, LABIRINTO CIRCULAR / ISSO TUDO É MUITO RARO é um livro duplo de contos estruturados como seis pares de “opostos espelhados”. São ao todo doze histórias que têm como fio condutor a polarização entre o Olhar e a Consciência (representados nas capas do livro como as pupilas sobrepostas e o cérebro, respectivamente) e que abordam, cada uma a seu modo, alguns dos antagonismos essenciais: Amor e Morte, Cotidiano e Fantástico, Concreto e Absurdo. Um exercício literário para mentes inquietas e questionadoras.

LABIRINTO CIRCULAR

ISSO TUDO É MUITO RARO

4 comentários:

  1. Adorei essa resenha.
    Eu conhecia o livro, mas nunca me interessei muito pelo tema, vendo as citações aqui simplesmente preciso ler esse livro, me parece muito bom.

    Dos livros do wattpad vou adicionar em minha biblioteca, assim que eu tiver um tempinho começo as leituras.
    Sou a zombierapha lá e convido-a também para ler meus Romances.

    Ótima semana
    http://estante-porcelana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rapha, valeu pelo comentário e parabéns pelo blog, gostei muito!
      Viva a Literatura!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...