quarta-feira, 21 de agosto de 2019

TODOS OS CONTOS DE MAIGRET – VOL. I – Georges Simenon



Georges Simenon, definitivamente, é um de meus autores favoritos. A cada livro dele que leio, seja ou não protagonizado pelo comissário Jules Maigret, só aumenta o meu fascínio diante de um irresistível contador de histórias. E boa parte desse encanto, só pude perceber agora, reside justamente no fato de não saber ao certo o que torna os livros de Simenon tão incrivelmente bons!

E agora, ao ler em sequência nada menos que dezessete histórias curtas de Maigret reunidas em um tijolo que corresponde, em número de páginas, a cerca de três romances de Simenon, tive uma bela oportunidade de apreciar um pouco melhor as qualidades literárias desse grande autor.

O ponto central das tramas de Simenon, e especialmente das estreladas por Maigret, é a chamada “atmosfera”. O próprio método de detecção do comissário, bem diverso de seus colegas Sherlock Holmes ou Hercule Poirot, consiste em justamente absorver e ser absorvido pelo cenário onde foi cometido o crime. A tal ponto que, no conto “A barcaça dos dois enforcados”, Maigret revela que precisa “pensar barcaça” para conseguir desvendar o mistério.

Mas como são construídas essas atmosferas tão envolventes das histórias de Simenon? O autor possui uma técnica incomparável ao descrever cenários, que sempre são retratados interagindo de alguma forma com as pessoas, e até dotados de algo como um “estado de espírito”. Os cenários de Simenon estão longe de serem objetos inanimados: vivem e respiram, participando ativamente da trama.

Até aí eu já havia percebido em outras leituras, e até cheguei a comentar em algumas resenhas. O que a leitura desses contos me trouxe, em termos de novas descobertas, foram duas percepções principais:

1) O DRAMA ACIMA DO CRIME
Em boa parte das histórias de Maigret o “crime” cometido não se enquadra, de forma exata e precisa, em termos de uma “infração à lei”. Em algumas histórias, quando o mistério é solucionado, o “culpado” sequer chega a ser preso, pois não cabe punição legal à ofensa que ele cometeu. Em outras, o próprio Maigret resolve fazer vista grossa e liberar o ofensor das garras da lei, por entender bem demais o drama humano que motivou o “crime”. Por aí já se percebe que “descobrir o assassino” nas histórias de Simenon é sempre secundário, ao contrário de boa parte das histórias policiais.

2) ADORÁVEL TRAPACEIRO
Uma vez que o drama está acima do crime, uma consequência direta é que o “personagem” está acima do “detetive”. Por conta disso, Simenon trapaceia, com charmosa cara-de-pau, em algumas das famosas e não escritas regras da história policial. Uma das principais regras reza que o leitor deve ter acesso a todas as pistas junto com o detetive, e o grande divertimento da leitura consiste justamente no leitor tentar ser mais esperto que o detetive, desvendando antes dele o mistério. Com Maigret, essa regra é totalmente subvertida, pois muitas vezes as “pistas” são reveladas pelo próprio comissário, que invariavelmente surpreendem o leitor pelo tanto que o comissário já depreendeu do drama humano que está sendo apresentado. Se por um lado o jogo clássico da leitura policial é frustrado, Simenon obtém grandes compensações por essa “trapaça”. Como quem não quer nada, seu Maigret vai aos poucos se mostrando um verdadeiro super-homem da intuição, capaz de reconstruir em um relance profundas tragédias a partir das mínimas pistas. E ganha também o leitor, penso eu.

Esta edição apresenta três ótimas introduções com análises feitas pelos escritores Dominique Fernandez, Pierre Assouline e Denis Tillinac. Sugiro que sejam lidas após a leitura dos contos em si, pois aparentemente a palavra “spoiler” ainda não foi traduzida para o francês!




\\\***///


Qual é o seu tipo de monstro? Faça o teste e descubra!

“Em nossa cidade habitam monstros, como em todas as outras.
A diferença é que aqui ninguém finge que eles não existem.
Há pessoas normais em nossa cidade também. É claro.
Ser normal é só a maneira mais ordinária de ser monstruoso.”

Compre agora “Favela Gótica”, segundo romance de Fabio Shiva:

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...